Como o adalimumabe funciona?

É um anticorpo monoclonal totalmente humano, produzido através de cultura celular. Os anticorpos monoclonais são proteínas que reconhecem e se ligam especificamente a outras proteínas. Adalimumabe liga-se a uma proteína específica, o Fator de Necrose Tumoral Alfa ou TNF-α, que está presente em altos níveis em doenças inflamatórias como artrite reumatoide, artrite idiopática juvenil, artrite psoriásica, espondilite anquilosante, doença de Crohn, psoríase, hidradenite supurativa e uveíte.

 

Como devo usar o adalimumabe? 

Este medicamento é somente para uso subcutâneo. As instruções para administração da seringa preenchida se encontram na bula. A posologia deve ser definida por seu médico, pois varia entre as condições clínicas.

 

Quando não devo usar o adalimumabe?

Não use o medicamento se você for alérgico ao adalimumabe ou a qualquer outro componente da fórmula. Adalimumabe é contraindicado para uso em pacientes com tuberculose ativa ou outras infecções graves, como sepse e infecções oportunistas.

 

Onde, como e por quanto tempo posso guardar o adalimumabe?

Conservar a solução injetável sob refrigeração (entre 2°C e 8°C). Não congelar. Não agitar. Manter a seringa preenchida na embalagem para proteger da luz. Guarde-o em sua embalagem original.

 

O que eu devo fazer quando eu me esquecer de usar o adalimumabe?

Caso o paciente tenha esquecido de aplicar uma dose de adalimumabe, deve-se aplicar a próxima dose assim que se lembrar. Depois, deve-se continuar o tratamento de acordo com a prescrição. Não se deve aplicar uma dose dupla de adalimumabe para compensar a dose que foi esquecida. Em caso de dúvidas, procure orientação médica.

 

Que reações o adalimumabe pode causar?

O uso do adalimumabe pode causar alergia, alterações de humor, ansiedade, insônia, dor de cabeça, conjuntivite, inchaço dos olhos, vertigem, hipertensão, tosse, falta de ar, náusea, dor abdominal e vermelhidão no local da aplicação. Qualquer medicamento pode ter efeitos colaterais. Essa não é uma lista completa dos efeitos colaterais possíveis com o uso de golimumabe. Informe ao seu médico sobre qualquer efeito colateral que o (a) incomoda ou que não desapareça. Peça mais informações ao seu médico.

 

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior que a indicada?

Se acidentalmente você aplicar mais adalimumabe do que o indicado pelo seu médico, entre em contato com um médico ou dirija-se com urgência ao hospital mais próximo. Leve sempre consigo a embalagem ou o frasco do medicamento, mesmo que estejam vazios.

Como o Golimumabe funciona?

Em doenças como artrite reumatoide, artrite psoriásica, espondilite anquilosante e espondiloartrite axial não radiográfica, o corpo produz excessivamente uma substância chamada fator de necrose tumoral alfa (TNF-alfa). O excesso dessa substância faz com que o sistema imunológico ataque o tecido saudável, resultando em inflamação. O bloqueio do TNF-alfa obtido com o uso do golimumabe pode reduzir a inflamação associada a essas doenças.

 

Como devo usar o Golimumabe? 

Este medicamento é somente para uso subcutâneo. As instruções para preparo e administração da seringa preenchida estão na bula.

 

Quando não devo usar o Golimumabe?

Este medicamento é contraindicado para uso por pessoa que tiver alergia a qualquer componente ou excipientes desse produto (excipientes: sorbitol, histidina, polissorbato 80 e água para injetáveis). O tratamento com golimumabe não deve ser iniciado em pacientes com infecções ativas sérias, incluindo septicemia, pneumonia e tuberculose. Este medicamento é contraindicado para crianças e adolescentes menores de 18 anos de idade. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.


Onde, como e por quanto tempo posso guardar o Golimumabe?

Conservar a solução injetável sob refrigeração (entre 2°C e 8°C). Não congelar. Não agitar. Manter a seringa preenchida na embalagem para proteger da luz. Guarde-o em sua embalagem original.

 

O que eu devo fazer quando eu me esquecer de usar o Golimumabe?

Caso o paciente tenha esquecido de aplicar uma dose de golimumabe, deve-se aplicar a próxima dose assim que se lembrar. Depois, deve-se continuar o tratamento de acordo com a prescrição. Não se deve aplicar uma dose dupla de golimumabe para compensar a dose que foi esquecida. Em caso de dúvidas, procure orientação médica.

 

Que reações o Golimumabe pode causar?

O uso de golimumabe pode causar gripe, bronquite, infecção dos tecidos moles, dor de garganta, infecção das vias respiratórias superiores, sinusite, coriza, herpes simples, testes anormais do fígado, tontura, dormência ou formigamento, pressão sanguínea alta, febre, perda de cabelo e vermelhidão no local da aplicação. Qualquer medicamento pode ter efeitos colaterais. Essa não é uma lista completa dos efeitos colaterais possíveis com o uso de golimumabe. Informe ao seu médico sobre qualquer efeito colateral que o (a) incomoda ou que não desapareça. Peça mais informações ao seu médico.

 

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior que a indicada?

Se acidentalmente você aplicar mais golimumabe do que o indicado pelo seu médico, entre em contato com um médico ou dirija-se com urgência ao hospital mais próximo. Leve sempre consigo a embalagem ou o frasco do medicamento, mesmo que estejam vazios.

 

Se você esquecer-se de uma dose, continue a cumprir com a posologia a partir do dia da próxima dose. Não tome uma dose em dobro para compensar uma dose esquecida.

Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico.

 

 

 

arrow-2arrow-2Voltar à página de pergunta sobre a Betainterferona 1a

 

 

trastuzumabe bio manguinhos fiocruz

Que reações o transtuzumabe pode causar?

Os principais eventos adversos relacionados ao trastuzumabe são reações no local da aplicação como vermelhidão e coceira, diminuição de células brancas no sangue (neutropenia ou linfopenia); dispneia (dificuldade de respirar); hipotensão (queda da pressão); sibilância (chiado); broncoespasmo (sensação de falta de ar); taquicardia (aumento da frequência cardíaca); redução na saturação de oxigênio (diminuição do oxigênio no sangue) e dificuldade respiratória; taquiarritmia supraventricular (arritmia ou batidas irregulares do coração); e insuficiência cardíaca (comprometimento do coração).

 

Como o trastuzumabe funciona?

O trastuzumabe é um medicamento antineoplásico biológico (anticorpo monoclonal humanizado anti-HER-2) indicado para quimioterapia do carcinoma de mama inicial HER-2 positivo confirmado por exame molecular, em terapia adjuvante - profilática, pós-operatória (câncer inicial ou câncer locorregionalmente avançado) ou prévia - pré-operatória (câncer locorregionalmente avançado).

É também recomendado para a quimioterapia paliativa de 1ª linha para pacientes com carcinoma de mama HER2 positivo com metástase com uso isolado ou associado.

 

Como devo usar o trastuzumabe?

O Trastuzumabe só é indicado e fornecido no hospital ou clínica de oncologia. Sua indicação é um critério médico, pois os pacientes devem ser avaliados com relação à cardiotoxicidade - critério que não é excludente.

Aos pacientes com fatores de risco cardiológicos, é recomendado o monitoramento cuidadoso da função cardíaca durante e após o tratamento.

 

Quando não devo usar o trastuzumabe?

O Trastuzumabe só é indicado e fornecido no hospital ou clínica de oncologia. Sua contraindicação é um critério médico, pois os pacientes devem ser avaliados com relação à cardiotoxicidade - critério que não é excludente.

Aos pacientes com fatores de risco cardiológicos, é recomendado o monitoramento cuidadoso da função cardíaca durante e após o tratamento.

 

Onde, como e por quanto tempo eu posso guardar o trastuzumabe?

O Trastuzumabe só é indicado e fornecido no Hospital ou clínica de oncologia. Ele não é armazenado no local de moradia dos pacientes, que o utilizam no hospital ou clínica no dia da infusão. Quem o prepara é a equipe de infusão.

 

O que devo fazer quando eu me esquecer de usar o trastuzumabe?

O tratamento suspenso pode ser reiniciado, se na reavaliação da FE médica houver critério para sua continuidade. No caso da perda de uma dose, uma de recarga pode ser realizada antes da próxima dose da escala de tratamento de acordo com a recomendação de seu médico.

 

O que fazer se usar uma quantidade maior que a indicada?

O Trastuzumabe só é indicado e fornecido no Hospital ou clínica de oncologia. Neste caso, a equipe médica saberá tratar o paciente.

 

Utilize a betainterferona 1-a sempre de acordo com as instruções médicas. Fale com o seu médico setiver dúvidas. Este medicamento é injetável, aplicado por via subcutânea (sob a pele).

 

 

 

arrow-2arrow-2Voltar à página de pergunta sobre a Betainterferona 1a

 

Alerta de cookies

Este site armazena dados temporariamente para melhorar a experiência de navegação de seus usuários. Ao continuar você concorda com a nossa política de uso de cookies.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade clicando no botão ao lado.