Como o adalimumabe funciona?

É um anticorpo monoclonal totalmente humano, produzido através de cultura celular. Os anticorpos monoclonais são proteínas que reconhecem e se ligam especificamente a outras proteínas. Adalimumabe liga-se a uma proteína específica, o Fator de Necrose Tumoral Alfa ou TNF-α, que está presente em altos níveis em doenças inflamatórias como artrite reumatoide, artrite idiopática juvenil, artrite psoriásica, espondilite anquilosante, doença de Crohn, psoríase, hidradenite supurativa e uveíte.

 

Como devo usar o adalimumabe? 

Este medicamento é somente para uso subcutâneo. As instruções para administração da seringa preenchida se encontram na bula. A posologia deve ser definida por seu médico, pois varia entre as condições clínicas.

 

Quando não devo usar o adalimumabe?

Não use o medicamento se você for alérgico ao adalimumabe ou a qualquer outro componente da fórmula. Adalimumabe é contraindicado para uso em pacientes com tuberculose ativa ou outras infecções graves, como sepse e infecções oportunistas.

 

Onde, como e por quanto tempo posso guardar o adalimumabe?

Conservar a solução injetável sob refrigeração (entre 2°C e 8°C). Não congelar. Não agitar. Manter a seringa preenchida na embalagem para proteger da luz. Guarde-o em sua embalagem original.

 

O que eu devo fazer quando eu me esquecer de usar o adalimumabe?

Caso o paciente tenha esquecido de aplicar uma dose de adalimumabe, deve-se aplicar a próxima dose assim que se lembrar. Depois, deve-se continuar o tratamento de acordo com a prescrição. Não se deve aplicar uma dose dupla de adalimumabe para compensar a dose que foi esquecida. Em caso de dúvidas, procure orientação médica.

 

Que reações o adalimumabe pode causar?

O uso do adalimumabe pode causar alergia, alterações de humor, ansiedade, insônia, dor de cabeça, conjuntivite, inchaço dos olhos, vertigem, hipertensão, tosse, falta de ar, náusea, dor abdominal e vermelhidão no local da aplicação. Qualquer medicamento pode ter efeitos colaterais. Essa não é uma lista completa dos efeitos colaterais possíveis com o uso de golimumabe. Informe ao seu médico sobre qualquer efeito colateral que o (a) incomoda ou que não desapareça. Peça mais informações ao seu médico.

 

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior que a indicada?

Se acidentalmente você aplicar mais adalimumabe do que o indicado pelo seu médico, entre em contato com um médico ou dirija-se com urgência ao hospital mais próximo. Leve sempre consigo a embalagem ou o frasco do medicamento, mesmo que estejam vazios.