Foto: Bernardo Portella
Objetivo do curso
O Mestrado Profissional em Tecnologia de Imunobiológicos - MPTI, do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos – Bio-Manguinhos visa à formação de profissionais qualificados para desenvolver novas tecnologias e aperfeiçoar processos de produção de imunobiológicos. Capacitar gestores voltados para a otimização dos processos produtivos, o controle e garantia da qualidade, a redução de custos e a implantação de processos de melhoria contínua. A formação é direcionada para que o mestrando adquira conhecimentos de diversas áreas e tenha uma visão multidisciplinar.
Descrição do curso
Há aulas teóricas, práticas, trabalhos de pesquisa e seminários, o que possibilita a atualização em relação aos avanços tecnológicos. O principal objetivo do MPTI é a integração da teoria com a prática, repensando técnicas e processos para conduzir os discentes à análise, ao planejamento e à implantação de novos produtos e soluções.
Público alvo
Profissionais com diploma de curso superior em áreas afins.
Linhas de pesquisa
Controle de Processos e Qualidade
Implementar ferramentas que permitam avaliar os resultados gerados, com vistas ao aprimoramento do Controle e Garantia da Qualidade e dos processos e produtos.
Desenvolvimento Tecnológico de Produtos e Processos
Desenvolvimento de novos produtos e/ou melhorias incrementais, nos processos do portifólio de imunobiológicos existentes, que envolvam a produção com a maior qualidade e segurança; para atender às demandas do SUS com menor custo.
Gestão
Analisar criticamente e implementar processos de gestão que articulem estratégias de desenvolvimento organizacional, tecnológico e inovação com as atividades de produção, garantia e controle de qualidade em imunobiológicos.
Regime didático, disciplinas e duração do curso
O Mestrado Profissional é bienal e oferece 20 vagas. O curso tem duração máxima de dois anos e sua conclusão é dependente da frequência e do rendimento nas disciplinas acadêmicas e atividades experimentais e aprovação do trabalho de dissertação pela banca examinadora. A estrutura curricular é compatível com os objetivos do curso, perfazendo um total de 1440 horas, sendo 25 créditos acadêmicos (450 horas) e 66 créditos em atividades experimentais e elaboração da dissertação (990 horas). São aprovados os alunos que alcançam conceitos de A a C e frequência mínima de 75%. O curso oferece aulas teóricas, práticas, trabalhos de pesquisa e seminários, o que possibilitam a atualização em relação aos avanços tecnológicos. O principal objetivo do MPTI é a integração da teoria com a prática, repensando técnicas e processos para conduzir os discentes à análise, ao planejamento e à implantação de novos produtos e soluções.
Inscrição
O período de inscrição é definido pela Comissão de Pós-graduação do MPTI, no semestre anterior ao início do ano letivo que ocorre nos anos ímpares. As inscrições para o curso são efetuadas mediante a apresentação dos seguintes documentos:
ficha de inscrição preenchida e assinada;
original e cópia do certificado de conclusão do curso de graduação;
original e cópia do histórico escolar;
curriculum vitae (Lattes) com comprovação;
carta de apresentação pessoal;
carta de apresentação do departamento, da unidade, instituição ou empregador;
original e cópia do documento de identidade e do CPF
dois retratos 3x4.
Processo de seleção
Os critérios do processo seletivo obedecem às normas definidas e periodicamente revisadas pela Comissão de Pós-graduação do MPTI.
Matrícula
Os candidatos aprovados devem se matricular logo após a divulgação do resultado.
Titulação
Mestre em Ciências (Tecnologia de Imunobiológicos).
Informações
Secretaria Acadêmica do MPTI (Bio-Manguinhos/Fiocruz)
Centro Administrativo Vinicius Fonseca - 2º andar
Av. Brasil, 4365 - Manguinhos.
CEP: 21040-900 - Rio de Janeiro-RJ
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.