Que reações o transtuzumabe pode causar?

Os principais eventos adversos relacionados ao trastuzumabe são reações no local da aplicação como vermelhidão e coceira, diminuição de células brancas no sangue (neutropenia ou linfopenia); dispneia (dificuldade de respirar); hipotensão (queda da pressão); sibilância (chiado); broncoespasmo (sensação de falta de ar); taquicardia (aumento da frequência cardíaca); redução na saturação de oxigênio (diminuição do oxigênio no sangue) e dificuldade respiratória; taquiarritmia supraventricular (arritmia ou batidas irregulares do coração); e insuficiência cardíaca (comprometimento do coração).

 

Como o trastuzumabe funciona?

O trastuzumabe é um medicamento antineoplásico biológico (anticorpo monoclonal humanizado anti-HER-2) indicado para quimioterapia do carcinoma de mama inicial HER-2 positivo confirmado por exame molecular, em terapia adjuvante - profilática, pós-operatória (câncer inicial ou câncer locorregionalmente avançado) ou prévia - pré-operatória (câncer locorregionalmente avançado).

É também recomendado para a quimioterapia paliativa de 1ª linha para pacientes com carcinoma de mama HER2 positivo com metástase com uso isolado ou associado.

 

Como devo usar o trastuzumabe?

O Trastuzumabe só é indicado e fornecido no hospital ou clínica de oncologia. Sua indicação é um critério médico, pois os pacientes devem ser avaliados com relação à cardiotoxicidade - critério que não é excludente.

Aos pacientes com fatores de risco cardiológicos, é recomendado o monitoramento cuidadoso da função cardíaca durante e após o tratamento.

 

Quando não devo usar o trastuzumabe?

O Trastuzumabe só é indicado e fornecido no hospital ou clínica de oncologia. Sua contraindicação é um critério médico, pois os pacientes devem ser avaliados com relação à cardiotoxicidade - critério que não é excludente.

Aos pacientes com fatores de risco cardiológicos, é recomendado o monitoramento cuidadoso da função cardíaca durante e após o tratamento.

 

Onde, como e por quanto tempo eu posso guardar o trastuzumabe?

O Trastuzumabe só é indicado e fornecido no Hospital ou clínica de oncologia. Ele não é armazenado no local de moradia dos pacientes, que o utilizam no hospital ou clínica no dia da infusão. Quem o prepara é a equipe de infusão.

 

O que devo fazer quando eu me esquecer de usar o trastuzumabe?

O tratamento suspenso pode ser reiniciado, se na reavaliação da FE médica houver critério para sua continuidade. No caso da perda de uma dose, uma de recarga pode ser realizada antes da próxima dose da escala de tratamento de acordo com a recomendação de seu médico.

 

O que fazer se usar uma quantidade maior que a indicada?

O Trastuzumabe só é indicado e fornecido no Hospital ou clínica de oncologia. Neste caso, a equipe médica saberá tratar o paciente.