Iniciada na última segunda-feira (8), a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação de 2022 almeja alcançar no mínimo a cobertura vacinal de 95% de seu público-alvo no caso específico dos imunizantes contra a poliomielite.

De acordo com o Informe Técnico da campanha, elaborado pela Secretaria de Vigilância em Saúde do Minsitério da Saúde (SVS-MS), "para a campanha contra a poliomielite o grupo-alvo são as crianças menores de cinco anos de idade, totalizando 14.302.613 de crianças, sendo que as crianças menores de um ano (2.730.050) de idade deverão ser vacinadas conforme a situação vacinal encontrada para esquema primário e as crianças de um a quatro anos (11.572.563) deverão ser vacinadas indiscriminadamente com a Vacina Oral Poliomielite (VOP), desde que já tenham recebido as três doses de Vacina Inativada Poliomielite (VIP) do esquema básico".

As previsõess de público são explicadas em tabela do próprio documento:

publico alvo vacinação polio 

Publicada anteriormente neste site, a matéria Salk versus Sabin: dois personagens e suas estratégias contra a pólio explica as diferentes estratégias e usos das vacinas (oral e injetável) para a prevenção da pólio. Os dois imunizantes são produzidos por Bio-Manguinhos e oferecidos gratuitamente para a população brasileira pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI).   

Em fevereiro, o Comitê de Emergência da OMS traçou recomendações sobre Pólio, que são levadas em consideração na Campanha iniciada na última segunda, como relata o Informe Técnico: "Atualmente, no cenário global da poliomielite, existem dois países endêmicos, Paquistão e Afeganistão. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), atualizados até 5 de julho de 2022, mostram que entre 1 de janeiro a 12 de julho de 2022, foram confirmados 15 casos de poliomielite, sendo 4 no Afeganistão e 11 no Paquistão. Recentemente, em novembro de 2021, um caso de poliovírus selvagem tipo 1 foi relatado em Malawi e em 2022 um caso em Moçambique. A atual situação do Malawi e Moçambique, países considerados livres da circulação de poliovírus selvagem, demonstra que todos os países permanecem em risco de pólio até que a doença seja completamente erradicada do mundo."

O Ministério também leva em conta a "Estratégia de Erradicação da Pólio 2022-2026: Cumprindo uma Promessa", lançada em 2021 pela Iniciativa Global de Erradicação da Pólio. Ressalta o documento da SVS-MS que "com a realização da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, o Brasil reafirma o compromisso internacional assumido de manter o país livre da doença com o alcance de altas e homogêneas coberturas vacinais".

Ainda de acordo com o documento, "desde 2015 tem sido detectada uma progressiva queda das coberturas vacinais para poliomielite, menores que 95% e heterogêneas, podendo levar à formação de bolsões de pessoas não vacinadas e possibilitar a reintrodução do PVS e o surgimento de poliovírus derivado vacinal (PVDV). Este cenário foi intensificado no contexto da pandemia de Covid-19, tanto no que se refere às baixas coberturas vacinais quanto ao alcance dos indicadores de Vigilância Epidemiológica das Paralisias Flácidas Agudas (VEPFA)".

Tal fato levou o Brasil a ser classificado como país "de alto risco para a poliomielite", de acordo com relatório feito em 2021 pela Comissão Regional de Certificação (CRC). O país apresenta "aproximadamente 84% dos municípios classificados como de 'alto risco' e 'muito alto risco' para pólio", de acordo com o Informe. A SVS, inclusive, disponibilizou a cobertura por Unidade da federação aos longo dos últimos sete anos:

 

cobertura polio 

Para reverter este cenário, os responsáveis devem levar as crianças brasileiras aos postos de saúde para atualização das cadernetas vacinais. O Dia D da Campanha ocorre no sábado 20 de agosto.

 

 

Jornalista: Paulo Schueler. Imagem: Isabela Pimentel.

 

Alerta de cookies

Este site armazena dados temporariamente para melhorar a experiência de navegação de seus usuários. Ao continuar você concorda com a nossa política de uso de cookies.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade clicando no botão ao lado.