Toda vacina licenciada para uso passou antes por diversas fases de avaliação, desde os processos iniciais de desenvolvimento até a produção e a fase final que é a aplicação, garantindo assim sua segurança. Além disso, elas são avaliadas e aprovadas por institutos reguladores muito rígidos e independentes. No Brasil, essa função cabe à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), órgão vinculado ao Ministério da Saúde.

É importante destacar que o acompanhamento de eventos adversos continua acontecendo depois que a vacina é licenciada, o que permite a continuidade de monitoramento da segurança do produto. Eventuais reações, como febre e dor local, podem ocorrer após a aplicação de uma vacina, mas os benefícios da imunização são muito maiores que os riscos dessas reações temporárias.

Ao contrário do que muita gente pensa, uma boa higiene, saneamento a água potável não são suficientes para deter doenças infecciosas, por isso a vacinação continua sendo necessária. Se as altas taxas de imunização não forem mantidas – o que se chama de imunidade coletiva -, as doenças preveníveis por vacinas voltarão.

Ainda que melhoras na higiene, saneamento e salubridade da água nos ajudem a nos proteger de doenças infecciosas, muitas delas podem se propagar independentemente de quão asseado você seja, originando doenças respiratórias, diarreias e até a morte. Sem vacinação, doenças que hoje são raras, como a poliomielite, podem reaparecer rapidamente – é o caso da recente epidemia do sarampo.

 

Leia mais 

Calendário de Vacinação

A Importância das Vacinas 

Imunidade de grupo - proteção de todos

O que é falha vacinal?

 

Leia também 

Blog da Saúde – Saúde de A a Z: Vacinação

 

Jornalista: Carolina Landi, com informações da página do Ministério da Saúde

 

Alerta de cookies

Este site armazena dados temporariamente para melhorar a experiência de navegação de seus usuários. Ao continuar você concorda com a nossa política de uso de cookies.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade clicando no botão ao lado.