bolsa-de-sangueDurante o período de férias, os estoques de sangue diminuem bastante. De acordo com dados da Coordenação-Geral de Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde, a redução chega a ser de 20% a 25%. Por isso, é importante lembrar de doar sangue antes de sair de férias.

Uma simples doação pode ajudar no mínimo quatro pessoas, como relata a coordenadora do hemonúcleo do Instituto Nacional de Cardiologia (INC), Graça Fonseca. "É ter um ato de cidadania. Tem que partir de um adulto, de uma consciência adulta, de saber que outro precisa de uma coisa que não pode ser produzida, nem fabricada. Uma bolsa doada em uma unidade de bolsas de um doador é fracionada em vários hemocompontentes: plaqueta, hemácia, plasma e crio. Pelo menos quatro hemocomponentes são armazenados nos hemonúcleos. Cada um pode ir para uma pessoa diferente. Então é uma coisa que pode ser multiplicada 'n' vezes. Você pode favorecer 'n' pessoas dependendo da necessidade", explica a coordenadora.

O estudante universitário Leandro Caldas é doador desde os 18 anos e fala da importância do gesto. "É um gesto de solidariedade. É um ato de salvar uma vida. É muito importante, eu também acho que é muito gratificante, muito satisfatório você saber que você está podendo ajudar alguém. Eu acredito que é um gesto de cidadania e eu me sinto muito bem depois que eu doo sangue, como se fosse um dever cumprido", relata.

 

Teste NAT

O uso do KIT NAT (teste de ácido nucléico), produzido por Bio-Manguinhos, se tornou obrigatório para análise de todas as bolsas de sangue coletadas no país no final do ano passado.

A medida, aprovada pela portaria MS 1353/2011 e assinada pelo ministro da saúde, Alexandre Padilha, garantiu aumento da segurança transfusional e preveniu a propagação da hepatite C e Aids. O MS ampliou para 69 anos a idade máxima para doação de sangue. Antes, a faixa etária dos doadores era de 16 a 67 anos.

Atualmente, são coletadas no Brasil 3,6 milhões de bolsas por ano, o que corresponde ao índice de 1,8%. O sangue captado para doação deve ser submetido ao exame no momento da coleta. Além disso, Bio-Manguinhos está desenvolvendo tecnologia para detecção da hepatite B no teste NAT, com previsão de uso a partir do segundo semestre de 2014.

 

Fonte: Gabriella Ponte com informações de Alexandre Penido / Web Rádio Saúde / Agência Saúde

 

 

altalt Voltar à pagina inicial

Outras notíciasaltarrow-2

 

 

Alerta de cookies

Este site armazena dados temporariamente para melhorar a experiência de navegação de seus usuários. Ao continuar você concorda com a nossa política de uso de cookies.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade clicando no botão ao lado.