O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, assinou portaria que torna obrigatória a realização do teste NAT (teste de ácido nucleico) em todas as bolsas de sangue coletadas no país. Atualmente, são coletadas no Brasil 3,6 milhões de bolsas por ano. Desde 2011, o NAT está em fase de implementação por meio do desenvolvimento gradativo de tecnologia nacional, sem importação de produtos e com rigorosos processos que garantem a qualidade do sangue.

O NAT é produzido por Bio-Manguinhos. “A implantação do teste NAT complementa o controle do sangue doado, por meio de testes já realizados no SUS”, salientou Padilha, lembrando que a totalidade do sangue coletado na rede pública já é testada pelo NAT. A universalização do teste NAT ocorre após a implantação, em 14 estados, de centros de referência para a realização dos testes (sítios testadores), que são responsáveis por analisar as amostras nos respectivos estados e nos estados de sua abrangência. Com a nova portaria do Ministério da Saúde, todo sangue coletado no país deverá passar obrigatoriamente pelo teste NAT para a detecção dos vírus HIV e da Hepatite C.

 

ministro-anuncio-nat

Ministro divulga novas regras para doação de sangue - Imagem: Rondon Vellozo/ MS

O sangue captado para doação deve ser submetido ao exame no momento da coleta. O exame reduz a chamada “janela imunológica” para a identificação mais rápida destes vírus. O NAT reduz a janela imunológica ou o tempo em que o vírus permanece indetectável por testes de 22 para 10 dias, no caso do HIV; e de 35 para 12 dias, em relação ao vírus da Hepatite tipo C. O NAT identifica o material genético do vírus e não os anticorpos (como ocorre em outros exames), o que permite um resultado mais rápido e eficaz. Por exemplo, os demais métodos sorológicos identificam a doença a partir da produção de anticorpos após a infecção provocada pela doença.

Desta forma, os anticorpos contra o HIV somente são detectados no sangue com 22 dias, após a contaminação, e os de HCV, com 70 dias. De janeiro de 2011 até setembro de 2013, Bio distribuiu 11.143 kits, o que significa a capacidade para testagem de 6.150.936 bolsas de sangue. Com a introdução gradual do NAT, de 2011 para 2012, houve um crescimento de 136% no número de reações entregues e estimamos chegar ao final de 2013 com um crescimento de mais 50% em relação a 2012.

 

Jornalista: Paulo Schueler (Com informações do Portal Saúde/MS)

 

 

altalt Voltar à pagina inicial

Outras notíciasaltarrow-2

 

Alerta de cookies

Este site armazena dados temporariamente para melhorar a experiência de navegação de seus usuários. Ao continuar você concorda com a nossa política de uso de cookies.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade clicando no botão ao lado.