oswaldo-cruz-100x100Muitos colaboradores de Bio-Manguinhos e da Fiocruz desconhecem esta curiosidade. O Dia Nacional da Saúde é comemorado em 5 de agosto pois esta é a data de nascimento de Oswaldo Cruz. Ele nasceu em 1872 e foi pioneiro no estudo de moléstias tropicais no Brasil. Quase 100 anos depois de sua morte, em 1917, pesquisas o apontam como símbolo do cientista brasileiro.

A ascensão

Em 1897, mudou-se para Paris com o objetivo de se especializar em microbiologia no Instituto Pasteur. Em 1900, fundou o Instituto Soroterápico Nacional, em Manguinhos, hoje Fiocruz. Sua trajetória se confunde com a história da saúde pública brasileira. Em 1903, foi nomeado Diretor-Geral de Saúde Pública, cargo que corresponde atualmente ao de Ministro da Saúde. Sua luta contra a febre amarela, peste bubônica e a varíola não foi entendida pela população, culminando na Revolta da Vacina em 1904.

Em 1905, construiu na Fazenda da Manguinhos um castelo com o que havia de mais moderno em termos de pesquisa experimental. Contratou grandes pesquisadores brasileiros e estrangeiros e criou cursos de especialização. Tinha a tradição de tomar chá toda tarde com os pesquisadores na Casa do Chá. Tal costume ainda persiste até hoje e toda tarde acontece o momento do chá na sala da presidência.

 

oswaldo-cruz-430x285 Oswaldo Cruz com pesquisadores na Casa de Chá - Acervo COC/Fiocruz

 

O auge

Em 1907, foi a Berlim em um congresso para apresentar os trabalhos do Instituto quanto a soros, vacinas e fotos de insetos tropicais. Recebeu o prêmio de medalha de ouro. A partir daí, viajou para muitos países, levando o seu conhecimento. A repercussão foi muito positiva, sendo recebido como herói em seu retorno, em 1908. Em 1913, tomou posse na Academia Brasileira de Letras.

Em 1915, a pedido do presidente Nilo Peçanha, trabalhou num estudo de combate à formiga saúva, causadora de grandes prejuízos agrícolas. Em 1916, tornou-se prefeito de Petrópolis, onde, um ano depois, faleceu por insuficiência renal, cercado pela família e amigos.

 

Reconhecimento

Poucos brasileiros foram tão caricaturados quanto ele foi no início do século XX. A ironia da imprensa traduzia o sentimento popular negativo, na época da Revolta da Vacina, e positivo, quando já colhia os louros de suas conquistas sanitaristas. A memória de Oswaldo Cruz permanece viva não apenas no pleno funcionamento da Fundação, mas também em nome de ruas, bairro, prêmio de mérito científico, selo e até na própria cédula de Cr$ 50.000.

 

Confira a galeria de fotos históricas de Oswaldo Cruz aqui .

 

Com informações do “Almanaque Histórico Oswaldo Cruz – O médico do Brasil”

 

Jornalista: Gabriella Ponte

 

altalt Voltar à pagina inicial

Outras notíciasaltarrow-2

Alerta de cookies

Este site armazena dados temporariamente para melhorar a experiência de navegação de seus usuários. Ao continuar você concorda com a nossa política de uso de cookies.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade clicando no botão ao lado.