A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) convida todos aqueles que acreditam na importância da ciência para participar ativamente da “Marcha Virtual pela Ciência no Brasil” no próximo dia 07 de maio.

A ação visa reforçar a necessidade de financiamento adequado ao desenvolvimento da ciência e da tecnologia, e a necessidade de seguir as orientações da ciência e dos organismos nacionais e internacionais de saúde pública no enfrentamento da pandemia de coronavírus.

“Enviar depoimentos em vídeo ou texto, fortalecer os dois tuitaços que serão realizados no dia, participar dos painéis online, incentivar sua instituição a criar um evento digital, compartilhar em suas redes sociais: o importante é que todos façam parte desse Pacto pela Vida que será realizado no dia 7 de maio!”, pede a SBPC.

As atividades serão transmitidas pelas redes sociais ao longo do dia, através da hashtag #paCTopelavida. Ao longo da semana que antecede a ação, a SBPC compartilhará vídeos e depoimentos de representantes de instituições científicas e acadêmicas, pesquisadores, estudantes e professores, sobre temas como Ciência, Educação e Saúde.

Você pode participar desta etapa enviando seu depoimento - o vídeo deve durar entre 30 segundos e 2 minutos. Apresente-se no início – nome e atividade que desenvolve – e encerre o vídeo com a frase “Fique em casa com a Ciência”. Não esqueça de gravar seu depoimento com o aparelho celular na horizontal. Você também pode enviar uma declaração por escrito, a frase precisa ter até 120 caracteres.

O depoimento, seja por vídeo ou escrito, deve ser enviado para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., junto com uma frase que autorize a divulgação do mesmo pela SBPC.

Todos os vídeos da serão organizados e publicados em playlist da TV SBPC no YouTube, além de outras redes sociais da Sociedade.

Sugestões de perguntas

A SBPC listou uma sugestão de perguntas para os participantes formularem seus depoimentos. São elas:

- Por que a ciência é importante para o enfrentamento da pandemia?

- Por que o isolamento social é uma ação fundamental neste momento?

- Que outras medidas deveriam ser adotadas?

- Se a ciência brasileira tivesse um orçamento mais adequado, poderíamos estar melhor preparados para o enfrentamento da pandemia?

- Como a sua pesquisa contribui para o conhecimento e enfrentamento do coronavírus?

 

Acesse o especial sobre coronavírus do site de Bio-Manguinhos

 

Jornalista: Paulo Schueler, com informações da SBPC

 

Alerta de cookies

Este site armazena dados temporariamente para melhorar a experiência de navegação de seus usuários. Ao continuar você concorda com a nossa política de uso de cookies.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade clicando no botão ao lado.