vacinacao influenza gripe agencia brasil antonio cruzAntes de mais nada, é importante deixar claro que, durante uma pandemia de uma doença respiratória, é essencial que o público-alvo da campanha busque a sua dose. Não que ela imunize contra o novo coronavírus, mas porque, ao proteger a população da influenza, menos gente necessita utilizar recursos hospitalares, o que ajuda o sistema de saúde a reservar esforços para o Sars-Cov-2.

Quem esclarece mais sobre o assunto é a pediatra Elvira Alonso, da Assessoria Clínica de Bio-Manguinhos:

 

- No meio da pandemia de coronavírus, por que é importante se vacinar contra influenza?

Estamos entrando num período que, normalmente, temos mais acometimento de infecção por influenza e é muito importante a diferenciação da infecção do coronavírus. Quando somos vacinados, diminuímos a procura por atendimento nas unidades de saúde. Fica mais fácil fazer um diagnóstico diferencial, já que os dois vírus têm sintomas em comum.

 

- Quais são os públicos prioritários para esta vacina? Por quê? Esse público é o mesmo que está mais suscetível ao coronavírus? 

O primeiro foco será o público mais suscetível que são os idosos com mais de 60 anos (população com risco também de adoecer pelo coronavírus, além da influenza) e profissionais da área de saúde. O que estamos vendo mundialmente é que essa população é a mais atingida. A vacinação iniciou no dia 23 para o público mencionado acima e no dia 16 de abril vai abranger também para doentes crônicos, professores e profissionais da área de segurança. Somente após 9 de maio que iniciará para crianças de 6 meses a 6 anos, grávidas, mães no pós-parto, população indígena, pessoas com 55 anos ou mais e pessoas com deficiência.

 

- Ficar gripado após a vacina de gripe é mito? 

Não há risco de adquirir gripe por meio da vacina já que ela é composta por vírus inativado (vírus mortos e fracionados). O que pode acontecer são os efeitos colaterais. Os mais comuns são: dor local, febre baixa e mal-estar nas primeiras 48 horas após a vacinação. Caso a pessoa tenha gripe após a vacinação, ela pode ter se contaminado antes da vacina e estar com o vírus da gripe incubado, ou ter entrado em contato com o vírus antes de produzir defesa (após a vacinação). Pode ainda, em raríssimos casos, ter falha vacinal, quando a pessoa não produziu anticorpos.

 

Jornalista: Gabriella Ponte

 

Alerta de cookies

Este site armazena dados temporariamente para melhorar a experiência de navegação de seus usuários. Ao continuar você concorda com a nossa política de uso de cookies.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade clicando no botão ao lado.