triplice-100x100Na última semana, o Ministério da Saúde anunciou a ampliação do público-alvo de seis vacinas oferecidas nos postos de saúde, entre elas a da vacina tríplice-viral e tetraviral, que entre outras doenças, combate a caxumba. Isso porque, o ministério constatou que houve surtos desse vírus no último ano, como em Ribeirão Preto. O número de casos na cidade saltou de 62 para 307 em um ano.

De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde de Ribeirão Preto, em 2016 foi registrada uma explosão nos casos de caxumba no município, alcançado 307 pessoas infectadas. E em 2017, o número já chega a 73, embora venha caindo nos últimos meses.

De acordo com a Secretaria, houve o aumento dos casos a partir do fim de agosto, quando foram registradas 19 pessoas infectadas, sendo novembro o mês com o maior número de casos, quando foram apontadas 79 pessoas com a doença – dezembro fechou o ano com 61 diagnósticos. Já nos primeiros meses deste ano, foram apontados 45 casos em janeiro e 28 em fevereiro. Os números são superiores ao registrado nos anos anteriores, que registraram entre três e seis casos por mês.

Em 2013 foi registrado apenas um caso da doença em Ribeirão Preto, saltando para 39 no seguinte e 62 em 2015.

Porém, a médica sanitarista da Secretaria Municipal de Saúde Lilian Grimm aponta que os registros de novos casos estão em declínio no município. A contaminação pela caxumba pode ocorrer com o compartilhamento de objetos de pessoas já infectadas, como talheres, pelo ar e pela saliva.

 

tetraviral-430x285

A vacina tetraviral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela) é produzida
por Bio. Imagem: Bernardo Portella - Ascom / Bio-Manguinhos

 

Vacina

As mudanças têm como objetivo aumentar a proteção de crianças, garantindo elevada cobertura vacinal, além de ampliar a imunidade de adolescentes e diminuir a circulação de doenças na população. Entre os adultos, a meta é manter a eliminação do sarampo e da rubéola e diminuir o número de casos de caxumba e coqueluche.

Confira como fica a aplicação das seis vacinas após as alterações:

- Hepatite A: passa a ser disponibilizada para crianças até 5 anos. Antes, a idade máxima era 2 anos.

- tetra-viral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela): este ano, para crianças, há ampliação da oferta da dose, que passa a ser administrada de 15 meses até 4 anos. Antes, a aplicação era feita entre 15 meses e menores de 2 anos. A recomendação é uma primeira dose da tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) aos 12 meses e uma segunda dose a tetra viral aos 15 meses.

- HPV: a partir de 2017, será ofertada também para meninos. Desde 2014, a dose é oferecida a meninas de 9 a 13 anos. Este ano, além dos meninos, a vacina será oferecida a homens que vivem com HIV e aids entre 9 e 26 anos e para imunodeprimidos, como transplantados e pacientes oncológicos.

- meningocócica C: passa a ser disponibilizada para adolescentes de 12 e 13 anos. A faixa etária será ampliada gradativamente até 2020, quando serão incluídos crianças e adolescentes de 9 a 13 anos. O esquema vacinal será de um reforço ou uma dose única, conforme situação vacinal.

- dTpa adulto (difteria, tétano e coqueluche): passa a ser recomendada para as gestantes a partir da 20ª semana. As mulheres que perderam a oportunidade de se vacinar durante a gravidez devem receber a dose durante o puerpério (até 40 dias após o parto). A medida busca garantir que os bebês já nasçam protegidos contra a coqueluche por conta de anticorpos transferidos pela mãe ao feto frente a gestação.

- tríplice-viral (sarampo, caxumba e rubéola): este ano, será introduzida a segunda dose da vacina para a população de 20 a 29 anos. Anteriormente, a segunda dose era aplicada apenas em pessoas com até 19 anos. A mudança leva em consideração surtos de caxumba registrados nos últimos anos no país, sobretudo entre adolescentes e adultos jovens. As duas doses passam a ser indicadas para pessoas de 12 meses a 29 anos. Para adultos de 30 a 49 anos, permanece a indicação de apenas uma dose.

 

Fonte: Leonardo Santos / Revide
Imagem em miniatura: vacina tríplice viral (Bernardo Portella)

 

 

Alerta de cookies

Este site armazena dados temporariamente para melhorar a experiência de navegação de seus usuários. Ao continuar você concorda com a nossa política de uso de cookies.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade clicando no botão ao lado.