O Dia Mundial da Saúde foi celebrado no dia 7 de abril, e em 2016, o tema escolhido pela Organização Mundial da Saúde (OMS)  foi Diabetes. O organismo multilateral aproveitou a ocasião para publicizar seu primeiro relatório global sobre o assunto. O estudo indica que o número de pessoas vivendo com diabetes alcançou os 422 milhões em 2014 (últimos dados disponíveis), número quatro vezes maior que o registrado em 1980.

O crescimento se deu em grau ainda mais acelerado que a média global em países em desenvolvimento. Ao aumento do número de pessoas com diabetes somam-se as elevações de registros de obesidade e sobrepeso. São três os tipos de diabetes: tipo 1, tipo 2 e Diabetes Gestacional. A causa do tipo 1 é desconhecida e as pessoas que vivem com essa doença precisam da administração diária de insulina para sobreviver. 

 

dia-mundial-da-saude

Imagem: Divulgação  



O tipo 2 atinge a vasta maioria e a princípio resulta do excesso de peso e da falta de atividade física. Antigamente percebido apenas em adultos, ele está afetando númerto crescente de crianças e jovens.  Por fim, o Diabetes Gestacional é uma condição temporária que ocorre quando os valores de glicose no sangue aumentam, mas continuam abaixo dos outros diagnósticos de diabetes.

O Dia Mundial da Saúde foi criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 7 de abril de 1950. A data foi escolhida em homenagem ao dia de criação da entidade, 7 de abril de 1948.  

 

Jornalista: Paulo Schueler

 

Alerta de cookies

Este site armazena dados temporariamente para melhorar a experiência de navegação de seus usuários. Ao continuar você concorda com a nossa política de uso de cookies.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade clicando no botão ao lado.