perguntas frequentes kits para diagnostico

Kits para diganóstico são insumos ou conjunto de insumos usados na detecção de antígenos ou anticorpos, visando obter um diagnóstico laboratorial para determinada doença. Antígenos são substâncias orgânicas, geralmente de natureza protéica que, introduzidas no organismo, provocam a produção de anticorpos. Os anticorpos são substâncias específicas de origem celular, que tornam os antígenos inofensivos.

 

  • A quem se destina a produção de Bio-Manguinhos?
    Bio-Manguinhos tem sua produção de reativos para diagnóstico dimensionada para atender às demandas do Ministério da Saúde, através de convênios que permitem a distribuição de seus kits aos laboratórios públicos.
  • O que são anticorpos monoclonais?
    Anticorpos são proteínas produzidas no nosso organismo que ajudam o sistema imunológico a combater vírus, bactérias e câncer através do reconhecimento de antígenos. Com o avanço da biotecnologia, se tornou possível produzir em laboratório anticorpos monoclonais, ou seja, específicos para uma única região do antígeno (epítopo). Esta nova tecnologia tornou os anticorpos monoclonais importantes ferramentas de diagnóstico em diversos exames laboratoriais. Mais recentemente, os anticorpos monoclonais também tem sido aplicados de forma promissora na terapia de diversas doenças, sendo largamente utilizados para o tratamento de diversos tipos de câncer. Muitos anticorpos monoclonais terapêuticos estão em desenvolvimento e devem chegar a prática clínica em breve.
  • O que são paineis sorológicos?
    São amostras de soro produzidas a partir de plasma humano processado e se destinam a programas de controle de qualidade da sorologia de laboratórios e hemocentros do governo. Os painéis funcionam da seguinte forma: um determinado número de amostras é fornecido ao programa do governo para testar a sorologia de uma doença. Algumas amostras contêm agentes patológicos dessa doença e outras não. Todas são introduzidas na rotina sorológica dos laboratórios e hemocentros e, após testadas, são reenviadas a Bio-Manguinhos com os resultados. Se os painéis forem para controle interno, o próprio laboratório ou hemocentro tem acesso à informação sobre quais eram os soros infectados pela doença e quais não eram. Assim, é possível conferir a qualidade de sua sorologia imediatamente. Para os painéis de controle externo, essas informações só são acessíveis ao próprio fabricante. Logo, os laboratórios reenviam as amostras com seus respectivos resultados para que sua qualidade sorológica seja avaliada pelo próprio fabricante.
  • Bio-Manguinhos produz kits de reativos para diagnóstico de quais doenças?
    Dengue, doença de Chagas, aids (HIV), leishmaniose e leptospirose. Além destes kits de reativos para diagnóstico, o Instituto também produz conjugados, painéis e soros de controle, além de anticorpos monoclonais.