Qual criança não gostaria de experimentar por alguns minutos a sensação de ser um astronauta ou mesmo um cientista? Que tal observar pequenos objetos impossíveis a olho nu? Essas e outras atividades podem ser feitas de maneira interativa e divertida, graças ao Ciência Móvel – Vida e Saúde para Todos, que, na próxima quarta-feira, 15, começa temporada em Mesquita. Equipamentos como o girotech – um simulador de movimentos parecido com aquele que serve para treinar astronautas da Nasa – e a bancada de microscopia fazem parte dos módulos transportados até a cidade pelo caminhão da ciência da Fiocruz. Os módulos interativos serão montados pelo Museu da Vida na quadra da Escola Municipal Governador Roberto da Silveira, em Edson Passos. A programação pode ser conferida gratuitamente.

 

ciencia-movel-interna

Moradores de Mesquita poderão conferir as atividades 
do projeto Ciência Móvel. Imagem: Divulgação - COC/Fiocruz

 

No município situado a 24 quilômetros da capital fluminense, haverá outras atrações: a bicicleta geradora, a pilha humana, a miniusina, os tubos musicais, oficinas e multimídia. O objetivo da equipe do Museu da Vida, responsável pela iniciativa, é promover a divulgação científica com muita diversão e participação da população nas cidades que não possuem esse tipo de equipamento.

De acordo com o IBGE, a população de Mesquita é de pouco mais de 168 mil habitantes, distribuídos em área de 39 quilômetros quadrados. O caminhão da ciência esteve no município da Baixada Fluminense também em 2010 e 2013.Sob a coordenação do Museu da Vida, vinculado à Casa de Oswaldo Cruz (COC), unidade da Fiocruz dedicada à preservação da memória da instituição, o Ciência Móvel visitou quase 80 cidades do Sudeste brasileiro. Em nove anos de atividades voltadas à divulgação científica, recebeu público estimado em mais de 650 mil pessoas.

Ciência Móvel tem como parceiros a Fundação Cecierj e Bio-Manguinhos; conta com o patrocínio da Sanofi, da IBM e apoio do CNPq/MCTI.

Seção Ciência Móvel – Vida e Saúde para todos
Local: Quadra da Escola Municipal Governador Roberto da Silveira
Endereço: Praça da Revolução, s/n – Edson Passos. Telefone: (21) 2697-5049
Data: 15 a 18 de abril. Grátis.
Horário de visitação: das 9h às 12h30, e das 14h às 17h.
Dia 16/4, haverá atendimento também das 18h às 20h30. Dia 18/4: das 9h às 12h.

 

Fonte: Museu da Vida - COC/Fiocruz

 

 

Voltar à pagina inicial

Outras notíciasarrow-2

 

Alerta de cookies

Este site armazena dados temporariamente para melhorar a experiência de navegação de seus usuários. Ao continuar você concorda com a nossa política de uso de cookies.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade clicando no botão ao lado.