Uma das principais preocupações dos viajantes deve ser com as vacinas. Alguns locais, tanto no Brasil quanto no exterior, são potencialmente perigosos para contração de doenças tropicais. Se você vai para áreas repletas de mata ou praticar turismo ecológico e rural, é necessário se imunizar contra febre amarela pelo menos 10 dias antes da viagem. Confira a lista de municípios com recomendação de vacina.

Também é importante se imunizar contra a malária se o passeio acontecer em áreas endêmicas ou de transmissão da doença – como a Região Amazônica, integrada pelos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. Os mosquitos vetores da malária costumam se manter ativos do pôr-do-sol ao amanhecer. Por isso, nesses horários é importante utilizar roupas claras e camisas de manga longa. A aplicação de repelente também é indicada. Ao apresentar algum sintoma da doença – febre, dor no corpo e dor de cabeça – é importante procurar a unidade de saúde especializada mais próxima.

 

mapa malaria site

Mapa de risco por município de infecção, Brasil, 2012 (Fonte: Portal da Saúde)

 

A imunização contra o sarampo e rubéola também é recomendada em caso de viagem internacional. Seguindo esses conselhos, é só seguir boa viagem! Qualquer dúvida, acesse a página www.saude.gov.br/viajante

 

Fonte: Larissa Domingues / Comunicação Interna / Agência Saúde

   

altalt Voltar à pagina inicial

Outras notíciasaltarrow-2

 

  

Alerta de cookies

Este site armazena dados temporariamente para melhorar a experiência de navegação de seus usuários. Ao continuar você concorda com a nossa política de uso de cookies.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade clicando no botão ao lado.