A varicela (catapora) se caracteriza pelo surgimento de exantema com aspecto maculo-papular evoluindo para pústulas e posteriormente forma crostas (“bolinhas que viram bolhas pequenas, com pus e casquinhas”). Geralmente ocorre febre moderada a alta e sintomas sistêmicos (mal estar, falta de apetite), e acompanha-se de muita coceira.

A forma benigna é a mais comum, ocorrendo principalmente em menores de 15 anos de idade. É mais frequente no final do inverno e início da primavera. Indivíduos imunocomprometidos, quando adquirem varicela primária ou recorrente, possuem maior risco de doença grave. No adulto, ela também se torna mais perigosa. Recém-nascidos que adquirem varicela entre 5 a 10 dias de vida, cujas mães infectaram-se 5 dias antes do parto e 2 dias após o mesmo, estão mais expostos à varicela grave, com a letalidade podendo atingir 30%.

A herpes-zóster é uma variante da varicela ou catapora que geralmente decorre da reativação do vírus o qual permanece em latência por muitos anos, reativando na idade adulta ou em pacientes imunocomprometidos, como os portadores de doenças crônicas, neoplasias, Aids e outras. A herpes-zóster é extremamente doloroso e, em alguns casos, pode ocasionar encefalite e morte.

A vacinação contra varicela previne a doença, principalmente formas mais graves. Também previne o aparecimento de herpes-zóster em fases mais adiantadas da vida. Recomenda-se uma dose a partir de 1 ano, com reforço aos 4 anos.

Atualmente, existe a vacina tetraviral (que imuniza contra sarampo,caxumba, rubéola e varicela, produzida por Bio-Maguinhos e distribuída nos postos de saúde em todo o Brasil desde setembro) o que ocasiona um benefício já que diminui o desconforto e aumenta a segurança do procedimento. 

  

catapora

Especialista explica no programa Bem Estar a correlação da catapora com a herpes-zóster

 

Entenda melhor sobre as doenças

O agente causador da herpes-zóster é um vírus chamado Varicela-zoster e que não deve ser confundido com o vírus da herpes simples que causa lesões na boca e nos genitais.

O Varicela-zoster é o agente de duas doenças: da catapora e da herpes-zóster. A catapora ou varicela é transmitida de pessoa para pessoa, acomete principalmente crianças em idade escolar e provoca lesões no corpo todo, braços, pernas, rosto, tronco e, às vezes, até dentro da boca.

São lesões em forma de vesícula, isto é, pequenas bolhas cheias de líquido, cercadas por uma área avermelhada característica de inflamação. Depois, essas bolinhas d’água criam cascas chamadas crostas que secam e caem, deixando uma pequena cicatriz que desaparece com o tempo. Na esmagadora maioria dos casos, a doença evolui para cura espontânea. Embora seja incomum, a varicela pode ocorrer em pessoas de mais idade.

A herpes-zóster é outro tipo de doença causada pelo mesmo vírus que fica incubado num nervo depois que provocou catapora. Cerca de 20% das pessoas podem ter herpes-zóster em algum momento da vida.

Confira a matéria sobre esse assunto que foi divulgada hoje no programa Bem Estar.

 

Informações retiradas de sites de saúde e do site da TV Globo

  

altalt Voltar à pagina inicial

Outras notíciasaltarrow-2

 

 

Alerta de cookies

Este site armazena dados temporariamente para melhorar a experiência de navegação de seus usuários. Ao continuar você concorda com a nossa política de uso de cookies.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade clicando no botão ao lado.