fiocruz-pra-voce-100x100A 20ª edição do Fiocruz pra Você, no último sábado (8/6), recebeu um público de aproximadamente 15 mil pessoas e foi um sucesso. O evento reforça anualmente a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite. Bio-Manguinhos forneceu cerca de 2 mil doses e foram imunizadas 1.517 crianças.

Em todo o campus, era possível notar a alegria contagiante não só das crianças que foram para serem vacinadas, mas também dos adultos. Dezenas de voluntários das unidades da Fundação, sendo 19 de Bio-Manguinhos, passaram o dia em suas tendas, atendendo ao público nas mais de 60 atividades culturais, de divulgação científica e promoção da saúde.

 

Autoridades e personalidades presentes

 O presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha, esteve presente no espaço de Bio-Manguinhos com o jogador de vôlei Nalbert Tavares Bitencourt, bastante requisitado pelos visitantes para tirar fotos. “Essas gotas salvam vidas. Para mim, é um orgulho estar aqui”, disse. Gadelha conversou e passeou com Nalbert pelo evento, mostrando, inclusive, o Castelo.

Também estavam presentes o subsecretário de Atenção Primária, Vigilância e Promoção de Saúde do município do Rio de Janeiro, Daniel Soranz, e a coordenadora geral de imunização do Rio de Janeiro, Cristiane Pereira de Barros.

O diretor de Bio-Manguinhos, Artur Roberto Couto, ficou boa parte da manhã no espaço do pula-pula e interagiu com as crianças, tirando fotos e entregando cartilhas para elas. Ele contou que o Programa Nacional de Imunizações (PNI), desde a década de 60, introduziu a vacina poliomielite e, desde então, os índices da doença foram diminuindo até que, no final da década de 1980, foi erradicada. “A vacinação permanente é importante até que a doença seja extinta do planeta. Temos que evitar que a poliomielite venha de outros países. Em 2013, temos a meta de produzir para o Ministério da Saúde 40 milhões da vacina poliomielite oral e 17 milhões da inativada”, afirmou o diretor.

 

Atividades de Bio no evento

 Os jovens moradores da comunidade que participam do projeto Crescendo com Manguinhos, da Comissão de Responsabilidade Socioambiental (Somar), apresentaram logo cedo o Jogral do Lixo. A participação deles acontece todo ano no Fiocruz pra Você.

Crianças de até 12 anos fizeram fila para entrar no pula-pula, que tinha o formato de castelo e chamava a atenção de todos. Estima-se que, até o final do dia, 400 jovens se divertiram no brinquedo. Giovana Ribeiro Fernandes, de sete anos, foi uma delas. “Desde pequenininha venho ao evento e me divirto muito. Gosto de fazer tatuagem e adorei o pula-pula. Tirei foto com o Zé Gotinha, ele é muito legal”, contou a menina.

Cada uma delas recebeu uma cartilha com jogos de educação em saúde e um calendário vacinal. Para incentivar a imunização, a garotada contou com a presença do Zé Gotinha. Este ano, o personagem completa 27 anos no Dia Mundial da Imunização, comemorado no dia 9 de junho.

Pelo quarto ano consecutivo, Anselmo Marques de Oliveira, que tem 44 anos e trabalha na Seção de Vacina Liofilizada, veste o boneco do Zé Gotinha com muito orgulho. Ele está na unidade há 13 anos e é voluntário do Fiocruz pra Você desde 2003. “Falar do Zé Gotinha é em si uma bela experiência, todos gostam dele. Quando estou vestido de Zé Gotinha, me sinto a pessoa mais feliz do mundo. Já conheci autoridades, apareci na mídia. Todas essas experiências foram inesquecíveis. Mas, destaco o momento em que minha filha, hoje com cinco anos, o viu pela primeira vez. Apesar de só ter dois anos na época, ela não se assustou e, por incrível que pareça, reconheceu o pai. Saber que eu sou o Zé Gotinha a deixa orgulhosa”, detalhou Anselmo.

 

Vacinação em Números

 A vacina de Bio-Manguinhos é normalmente oferecida em 36 mil postos fixos. No período da campanha, lugares como shoppings e escolas se tornam postos, ampliando a quantidade para 115 mil locais de vacinação.

O Ministério da Saúde pretende vacinar 12,2 milhões de crianças entre os dias 8 e 21 de junho. A meta corresponde a 95% do público-alvo, que é de 12,9 milhões de crianças entre 6 meses e 5 anos. No ano passado, foram vacinadas mais de 14 milhões.

 

Confira a Galeria de Fotos do evento. 

 

Jornalista: Gabriella Ponte

 

altalt Voltar à pagina inicial

Outras notíciasaltarrow-2

Alerta de cookies

Este site armazena dados temporariamente para melhorar a experiência de navegação de seus usuários. Ao continuar você concorda com a nossa política de uso de cookies.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade clicando no botão ao lado.