Bio-Manguinhos/Fiocruz marcou presença no lançamento do Edital MetaIndústria de Provas de Conceito (PoCs) – Tecnologias 4.0 para o Setor Produtivo, realizado no dia 7/11, em São Caetano do Sul (SP). A iniciativa, promovida pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) vinculado ao MDIC e pela SPI Integração de Sistemas, vai selecionar 21 soluções industriais baseadas em inteligência artificial (IA) e robótica, com premiação total de R$ 1,05 milhão.
Representando o Instituto no evento, Fernando Serva, gerente do projeto de implantação da Indústria 4.0 nos novos campi de Bio-Manguinhos, que participou do painel de cases de sucesso no evento de lançamento , e participará da banca de jurados desse edital, e reforçou a relevância estratégica para o setor produtivo nacional. Também estava presente Marcelo Corrêa de Castro chefe do Departamento de Gestão Administrativa e Tecnologia da Informação de Bio-Manguinhos/Fiocruz (DGATI). A cerimônia de lançamento contou com a presença do presidente da ABDI, Ricardo Cappelli, além de empresas e instituições como Natura, Bayer, Abimaq, Finep, BNDES e a própria Fiocruz.
Com inscrições abertas até 7 de dezembro, o edital é voltado a empresas industriais brasileiras que atuem nos setores de máquinas e equipamentos, químico e fármacos, autopeças, agroindústria, além das indústrias de transformação, extrativista e de eletricidade e gás. As propostas deverão desenvolver PoCs em tecnologias como robótica colaborativa, IA, realidade aumentada e gêmeos digitais, alinhadas à Missão 4 da Nova Indústria Brasil (NIB), que trata da transformação digital do setor. Acesse o edital em https://www.abdi.com.br/industria40/
Bio-Manguinhos e o MetaIndústria: inovação aplicada à saúde pública
Bio-Manguinhos/Fiocruz é integrante ativa do MetaIndústria, projeto inédito no Brasil desenvolvido para impulsionar a adoção de tecnologias 4.0 e elevar o nível de inovação, produtividade e competitividade do setor industrial no país. A iniciativa agrega o conceito de metaverso ao ambiente produtivo por meio de redes 5G e reúne um ecossistema com mais de 30 instituições tecnológicas e acadêmicas.
Como parceira e membro do Conselho Consultivo do MetaIndústria, a Fiocruz foi a pioneira ao participar da Trilha de Capacitação do projeto. Durante a formação, a equipe de Bio-Manguinhos identificou oportunidades de melhoria em processos produtivos, especialmente no monitoramento de matérias-primas utilizadas na fabricação de vacinas.
Um dos desafios enfrentados pela Unidade envolve uma sala blindada destinada ao armazenamento de reagentes, onde a ausência de conectividade impossibilita o monitoramento em tempo real — situação que pode gerar perdas produtivas. No MetaIndústria Lab, Fernando Serva encontrou uma solução viável baseada em sensores conectados a redes 5G, capazes de transmitir dados instantaneamente e emitir alertas via SMS, Teams ou e-mail em caso de falha ou interrupção de equipamentos.
“A solução encontrada é usar um carrinho roller com conectividade 5G que transmitirá informações sobre a sala em tempo real”, explica Fernando. Segundo ele, a trilha proporcionou um projeto claro e de rápida implementação, graças à infraestrutura e ao ecossistema tecnológico oferecidos pelo MetaIndústria, além de orientações estratégicas para captação de recursos.
Jornalista: Gabriella Ponte
Imagem: Acervo Bio-Manguinhos

