Bio-Manguinhos/Fiocruz sediou a XI Semana de Processamento Asséptico, promovido pelo Parenteral Drug Association - PDA BRAZIL CHAPTER, de 13 a 17 de outubro de 2025. Durante cinco dias, cerca de 400 inscritos participaram de palestras, compartilharam experiências e conhecimento nas instalações do Instituto. Desses, quase 200 eram de Bio, que fizeram o curso gratuitamente.
Dois colaboradores de Bio-Manguinhos são voluntários na diretoria do PDA: Guilherme Mulé e Victor de Oliveira, do Departamento de Garantia da Qualidade (DEGAQ). “Dessa forma, conseguimos promover a participação dos nossos colaboradores tanto como ‘alunos’ como palestrantes em todos os eventos oferecidos pelo PDA durante o ano. Esse evento em especial ocorre praticamente em todos os países que o PDA promove treinamentos anualmente e consiste em parte teórica e prática sobre processamento asséptico”, explicou Guilherme.
Os treinamentos foram ministrados por especialistas renomados da área, nacionais e internacionais. O conteúdo programático dos workshops teóricos e práticos foi pensado para indústrias farmacêuticas. “Os alunos tiveram a oportunidade de colocar os conhecimentos em prática nas salas limpas da Planta Piloto de Bio-Manguinhos, no Centro Henrique Penna, a primeira planta piloto para produtos biológicos da América Latina”, disse.
O PDA tem o objetivo de conectar ciência, regulação e experiência dos profissionais. Este espaço foi criado não só para os profissionais se atualizarem com relação às Boas Práticas de Fabricação, mas aprender como se adequar às exigências regulatórias.
Treinamentos especializados em processamento asséptico são essenciais para profissionais que trabalham em salas limpas na indústria farmacêutica, pois garantem que eles entendam e apliquem práticas rigorosas de controle de contaminação. Esses treinamentos ensinam técnicas para manipular materiais e equipamentos de forma segura, minimizando o risco de contaminação nos produtos. Isso é crucial para assegurar a qualidade e a segurança dos imunobiológicos, protegendo e promovendo saúde aos pacientes.
Jornalista: Gabriella Ponte
Imagem: André Rocha