rosane senado peqA diretora de Bio-Manguinhos/Fiocruz, Rosane Cuber, participou nesta segunda-feira (7/10) de audiência pública promovida pela Subcomissão Temporária para Prevenção e Tratamento de Câncer (CASCANCER), vinculada à Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado Federal. O encontro teve como objetivo discutir o financiamento da pesquisa e o desenvolvimento de vacinas, medicamentos e terapias contra o câncer no país.

A reunião foi convocada pela senadora Dra. Eudócia (PL-AL), presidente do colegiado, e integra o plano de trabalho da subcomissão, instalada em agosto deste ano. Também participaram do debate representantes do Instituto Nacional de Câncer (Inca), dos ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), além de especialistas como Ana Paula Pinho, do A.C.Camargo Cancer Center, e Adriana Polycarpo Ribeiro, da Pfizer Brasil.

Durante sua apresentação, Rosane destacou a atuação de Bio-Manguinhos no fortalecimento do Complexo Econômico-Industrial da Saúde (Ceis) e no desenvolvimento de terapias inovadoras para o tratamento do câncer. “Bio-Manguinhos completa 50 anos em 2026 e atualmente conta com 61 produtos em seu portfólio. Entre eles, destacam-se o Rituximabe e o Trastuzumabe, nossos primeiros produtos oncológicos, voltados respectivamente ao tratamento de linfomas e do câncer de mama. Por meio das Parcerias para o Desenvolvimento Produtivo (PDPs), o Rituximabe, primeiro biossimilar aprovado no Brasil para todas as indicações, é hoje distribuído pelo SUS para o tratamento de linfoma não Hodgkin, linfoma de grandes células B, linfoma folicular e artrite reumatoide. Já o Trastuzumabe, também fruto de PDP, é utilizado no tratamento do câncer de mama, contribuindo para ampliar o acesso da população a terapias biotecnológicas de alta complexidade”, afirmou.

A diretora também apresentou os avanços do Instituto em tecnologias de ponta e iniciativas de desenvolvimento próprio. Entre eles, destacou o processo de transferência de tecnologia para produção nacional da terapia celular CAR-T, voltada ao tratamento de linfomas e leucemias, em parceria com o Instituto Nacional de Câncer (INCA). “Toda a produção das células CAR-T e dos vetores lentivirais e adenovirais será realizada no Brasil, garantindo que sejamos detentores dessa tecnologia no país e em toda a América Latina”, explicou.

Rosane ainda ressaltou o desenvolvimento interno de novos biossimilares, como Nivolumabe e Pembrolizumabe, e o avanço em RNA de interferência (iRNA) voltado ao câncer de mama, além da criação de uma plataforma de mRNA para o desenvolvimento de vacinas preventivas e terapêuticas.

Atualmente, o câncer é a segunda principal causa de morte no país e, segundo projeções, deve ultrapassar as doenças cardiovasculares nos próximos cinco anos. A senadora Dra. Eudócia ressaltou que ampliar a capacidade de produção nacional é fundamental para reduzir custos e garantir o acesso da população a terapias inovadoras. “Os insumos para a produção dessas terapias são caros. Uma vez que começarmos a produzir no país, poderemos reduzir custos e ampliar o acesso da população a tratamentos modernos e eficazes”, observou.

A parlamentar também destacou a relevância do tema e informou que a subcomissão pretende aprofundar as discussões sobre vacinas terapêuticas de mRNA em parceria com Bio-Manguinhos, após visitas técnicas ao Reino Unido e à Rússia. “Precisamos construir caminhos que unam pesquisa, regulação e acesso, garantindo que os avanços científicos se traduzam em benefícios reais à população”, afirmou.

Criada com o objetivo de elaborar propostas voltadas ao desenvolvimento e à regulamentação de tratamentos de alto custo para o câncer, a subcomissão conta com cinco membros titulares e cinco suplentes e tem prazo de 180 dias para apresentar suas recomendações.

Jornalista: Marcela Dobarro
Imagem: Nando Souza

Alerta de cookies

Este site armazena dados temporariamente para melhorar a experiência de navegação de seus usuários. Ao continuar você concorda com a nossa política de uso de cookies.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade clicando no botão ao lado.