A ética da geração e equidade de acesso aos novos produtos e à saúde global será um dos assuntos discutidos durante os três dias de evento, que reunirá pesquisadores e autoridades da área, entre eles o vice-presidente do Instituto de Vacina Albert B. Sabin (EUA), Ciro de Quadros; a consultora internacional e especialista no fornecimento de vacinas e questões regulatórias, Julie Milstien; o secretário da Ciência e Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, Carlos Augusto Grabois Gadelha; o diretor do Centro de Imunologia Molecular de Havana (Cuba), Agustín Lage Davila; a analista principal da Informa Business Information (EUA), Peter Charlish; o diretor do Fraunhofer Center for Molecular Biotechnology (EUA), Vidadi Yusibov; o diretor-presidente da Anvisa, Dirceu Brás Aparecido Barbano, e o presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha.

O secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, uma dos convidados confirmados na abertura do evento, reitera a importância de um espaço para discutir os rumos dos serviços e produtos oferecidos pela rede pública. “Nosso trabalho é contribuir para os grandes objetivos estratégicos do MS e garantir que cada vez mais pessoas tenham acesso ao sistema de saúde público do país”.

Lançamento de kit para diagnóstico de aids

No primeiro dia do evento (4/5), também haverá o lançamento oficial do novo kit de diagnóstico de Bio-Manguinhos: o teste rápido confirmatório Dual Path Platform (DPP®) HIV-1/2. O produto é um exame confirmatório que tem um custo cinco vezes menor do que o utilizado atualmente.

O Instituto preparou, ainda, para o mês de maio o lançamento de um selo personalizado, um carimbo comemorativo e uma coleção de postais – produzidos com exclusividade pelos Correios. A coleção de postais contempla imagens que ilustram a inovação e a tecnologia dos produtos e projetos do Instituto.

Graças a uma parceria com a operadora de telefonia Oi, a unidade também ganhará uma tiragem especial de cartões telefônicos, que serão distribuídos em todo o território nacional. O material é ilustrado com uma imagem do Centro Integrado de Protótipos, Biofármacos e Reativos para Diagnóstico (CIPBR), um dos maiores investimentos na área de inovação, desenvolvimento tecnológico e produção de insumos estratégicos para o país. O CIPBR é a primeira planta piloto no Brasil voltada para os estudos clínicos de vacinas e biofármacos.

 

 

Jornalistas: Elisandra Galvão e Sany Dallarosa

arrow-2arrow-2Voltar à página inicial

Alerta de cookies

Este site armazena dados temporariamente para melhorar a experiência de navegação de seus usuários. Ao continuar você concorda com a nossa política de uso de cookies.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade clicando no botão ao lado.