img brasil imuneNo dia 19 de junho, o assessor científico sênior de Bio-Manguinhos, Akira Homma, participou da 4ª edição do Fórum Brasil Imune. Realizado na sede da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), em Brasília, o Fórum contou com a presença de representantes da própria OPAS, do Instituto Nacional do Câncer (INCA), da Sociedade Brasileira de Imunização (SBIm) e do Ministério da Saúde, além de Akira Homma e outras importantes lideranças no segmento da saúde e imunização.

Akira foi um dos debatedores do painel sobre os avanços na imunização visando o Brasil daqui há 5 e 10 anos, juntamente com Lely Guzman, da Organização Pan- Americana da Saúde no Brasil, Renato Alencar, presidente da Interfarma, Itamar Bento, do Instituto Nacional do Câncer (INCA), e Luana Araújo, médica infectologista, mestre em saúde pública pela Universidade Johns Hopkins, nos EUA.

Entre os temas abordados, foram discutidos os impactos do avanço acelerado da tecnologia de imunobiológicos, com novas vacinas combinadas, formas alternativas de administração, novas vacinas contra o câncer, e a importância da participação de toda sociedade brasileira na busca de altas coberturas vacinais. Também foi salientado do papel fundamental da produção nacional e estratégias de ampliação da capilaridade e acesso às vacinas para a construção de um país mais saudável.

“Acredito que entre 5 e 10 anos veremos muitos impactos com avanço acelerado da tecnologia nos imunobiológicos, com surgimento de novas vacinas combinadas, formas alternativas de administração e novas vacinas contra o câncer. É importante, no entanto,  o fortalecimento da produção nacional para evitar o desabastecimento e garantir o acesso a estas vacinas e a participação de toda sociedade brasileira na busca pelas altas coberturas vacinais”, defendeu Homma.

O Fórum Brasil Imune foi criado em 2021 pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, Organização da Sociedade Civil que também é responsável por outras campanhas nacionais voltadas para a disseminação de informações de saúde pública, como o movimento Novembro Azul. Desde a sua criação busca reunir as principais lideranças do segmento da imunização para a discussão de caminhos e estratégias que melhorem as coberturas vacinais no país.

Texto: Thais Christ
Imagem: Acervo Instituto Lado a Lado

 

Alerta de cookies

Este site armazena dados temporariamente para melhorar a experiência de navegação de seus usuários. Ao continuar você concorda com a nossa política de uso de cookies.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade clicando no botão ao lado.