Celebrado em 14 de junho, o Dia Mundial do Doador de Sangue tem como objetivo conscientizar sobre a necessidade de segurança na disposição de sangue e produtos sanguíneos para transfusões; destacar a contribuição essencial que os doadores fazem aos sistemas nacionais de saúde e apoiar os serviços nacionais de transfusão de sangue e organizações de doadores no fortalecimento e expansão de programas de doação voluntária por meio do reforço de campanhas nacionais e locais. Uma doação pode salvar até quatro vidas em casos de anemias crônicas, cirurgias de urgência, acidentes que causam hemorragias, complicações da dengue, febre amarela, tratamento de câncer e outras doenças graves.
“A transfusão de sangue e de seus componentes é de importância vital em todas as especialidades da medicina. O sangue é insubstituível e somente obtido através de doação por pessoas que altruística e voluntariamente se propõem a praticar este ato de amor. Salva vidas, ameniza sofrimentos e acelera a recuperação em várias situações”, esclarece o médico João Baccara, consultor da Vice-Diretoria de Reativos para Diagnóstico (VDIAG) de Bio-Manguinhos na área de hemoterapia.
A data também oferece a oportunidade para chamar governos e autoridades nacionais de saúde a fornecer recursos suficientes para aumentar a coleta de sangue e gerenciar o acesso a sangue e transfusões para quem precisa. Bio-Manguinhos participa deste processo garantindo a segurança em doações por meio do Kit NAT Plus. Todos os hemocentros públicos no Brasil já estão utilizando o produto em todas as bolsas de sangue doadas para transfusão, após a implantação das novas plataformas e treinamento dos colaboradores pela equipe do Instituto, possibilitando a testagem do alvo malária em todo o território nacional e assim aumentando ainda mais a segurança transfusional.
Bio-Manguinhos é o desenvolvedor nacional e o único fornecedor do Kit para a Hemorrede Brasileira. Em 2023, foram entregues 4.841 kits (464.736 reações). Em 2024, até o momento, foram distribuídos 2.091 kits (200.736 reações), com estimativa de um total de 6.785 kits (651.360 reações) a serem distribuídos em todo o ano. O quantitativo é suficiente para a testagem de 3.745.320 bolsas de sangue doadas. Mais de 37 milhões de bolsas de sangue já foram testadas pelos Kits NAT e NAT Plus, produzidos por Bio-Manguinhos, detectando os alvos malária, HIV/Aids, hepatite B e hepatite C.
“A doação voluntária, não remunerada direta ou indiretamente, é essencial para fornecer sangue e seus derivados de modo seguro e em quantidade suficiente para atender as demandas que a medicina exige. No Brasil, com a introdução na rotina dos exames exigidos pela legislação do teste de amplificação de ácidos nucleicos (NAT Brasileiro), produto desenvolvido por instituições públicas sob a liderança de Bio-Manguinhos, o tempo da janela imunológica é reduzido, assegurando uma qualidade excepcional ao sangue doado e às transfusões”, explica Baccara.
Encontre o hemocentro mais próximo aqui e seja um doador também.
Jornalista: Maria Carolina Avellar
Crédito: Freepik