pasteur site pequenaBio-Manguinhos/Fiocruz participará do Simpósio Pasteur-Fiocruz de Imunologia e Imunoterapia, que será realizado nos dias 15 a 17 de maio de 2024, no auditório do Fiocruz Ceará (Eusébio). Este Simpósio faz parte de uma série de eventos organizados para a inauguração do Centro Pasteur Fiocruz de Imunologia e Imunoterapia. Este evento abordará temas sobre imunologia básica e translacional, imunoterapias e aplicações inovadoras na área. Estarão presentes pesquisadores destes e de outros institutos que atuam na área de desenvolvimento de imunobiológicos. Representando Bio-Manguinhos, estarão presentes o vice-diretor de Inovação, Ricardo de Godoi, e o assessor de Inovação Tecnológica, Marco Alberto Medeiros.

“A construção da Plataforma Fiocruz Ceará-Pasteur vem acontecendo nos últimos anos. O projeto conta com contribuições de pesquisadores para identificar potenciais parceiros para linhas de pesquisa e iniciar a aproximação entre as instituições”, explicou Ricardo de Godoi. O Centro Pasteur Fiocruz de Imunologia e Imunoterapia ficará localizado onde era a Unidade de Apoio ao Diagnóstico da Covid-19 (UNADIG), situado no campus da Fiocruz Ceará, polo industrial e tecnológico da Saúde (PITS), em Eusébio, município localizado na Região Metropolitana de Fortaleza. 

O Instituto Pasteur vem se aproximando para trabalhar em conjunto com Fiocruz Ceará e Bio-Manguinhos nos últimos anos, já que a Fiocruz faz parte da Rede Pasteur. A governança desse centro vai ser compartilhada. Assumirão a Coordenação científica do Centro de Imunologia e Imunoterapia - Fiocruz/Pasteur, a pesquisadora Caroline Pereira Bittencourt Passaes, conselheira científica regional do Instituto Pasteur e o pesquisador da Fiocruz Ceará, João Hermínio Martins da Silva.

Iniciativa Tripartite Fiocruz, Pasteur e USP

No final do ano passado, foi aberta uma chamada de propostas de projetos envolvendo a Fiocruz, a Rede Pasteur e a Universidade de São Paulo (USP). O principal objetivo era facilitar as colaborações em áreas prioritárias de pesquisa e programas de saúde pública.  Foram contemplados dois projetos selecionados pelo Comitê Científico das três instituições, sendo um deles "Anti-Integrin VLA-4 antibodies: proof-of-concept of an innovative immunotherapeutic approach in neuroinflammatory diseases", cujo coordenador na Fiocruz é Marco Alberto Medeiros; Sabrina Marion, por parte do Pasteur; e José Carlos Farias Alves Filho, pela USP/Ribeirão Preto.

“Esta é uma iniciativa estratégica para o desenvolvimento de um anticorpo anti VLA4 contra doenças neuroinflamatórias, como esclerose múltipla e distrofia muscular. Este é um recurso voltado para a integração dos institutos para o desenvolvimento deste biofármaco. Esta iniciativa também está sendo financiada pelo Programa Inova Produtos Fiocruz. Os resultados deste projeto serão abordados em uma mesa no Simpósio Pasteur-Fiocruz de Imunologia e Imunoterapia em maio de 2024, na Fiocruz Ceará”, adiantou Marco Alberto.
 

Curso Internacional

De 8 a 12/4, a Fiocruz sediou o Curso Internacional Fiocruz-Rede Pasteur em bioprodução, propriedade intelectual e transferência de tecnologia. No auditório do Pavilhão Rocha Lima, no Campus de Manguinhos, no Rio de Janeiro, 11 alunos estrangeiros e 7 de diferentes unidades da Fundação discutem temas como pesquisa, desenvolvimento, produção, controle e qualidade, estudos clínicos, questões regulatórias e registro de produtos biológicos. O objetivo não é somente ampliar os conhecimentos, mas também promover uma troca de experiências e o contato entre os participantes, de forma que novas parcerias possam surgir. Foram escolhidos participantes de Tunísia, Bélgica, Irã, Vietnã, Marrocos, Coreia, a, Argélia, Hong Kong e Uruguai, todos de instituições da Rede Pasteur.

Este foi o primeiro curso internacional oferecido por Bio-Manguinhos, fruto de uma parceria com a Rede Pasteur, com a coordenação acadêmica de Marco Alberto, coordenador da Assessoria Acadêmica de Inovação Tecnológica da Vice-Diretoria de Inovação de Bio-Manguinhos, e Carla Maia Einsiedler, coordenadora de Gestão e Tecnologia da Fiocruz com apoio da Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação (VPEIC) e CRIS- Fiocruz.

O objetivo foi apresentar as tecnologias utilizadas na produção de imunobiológicos; discutir questões de formulação e apresentação; e mostrar a novas tecnologias e plataformas para desenvolvimento e produção de imunobiológicos e a importância dos adjuvantes na formulação de vacinas. Além disso, o curso explorou as questões de requerimentos para áreas com Boas Práticas de Fabricação (BPFs), regulatórias e a condução de estudos clínicos para o registro de novas vacinas e produtos biofarmacêuticos. Dessa forma, os alunos puderam desenvolver conhecimentos em Propriedade Intelectual, Transferência de Tecnologia, Tecnologia da Informação e Empreendedorismo.

A coordenadora geral-adjunta de Educação da Fiocruz, Eduarda Cesse, representou a Vice-presidente de Educação, Informação e Comunicação (VPEIC), Cristiani Machado. Ela destacou que o curso é o fruto do esforço das duas instituições, e que esta semana dará muitos frutos. A vice-diretora de Qualidade de Bio, Rosane Cuber, falou sobre a Política e Regulação de Biológicos no Brasil e no Mundo.

A assessora científica Elena Caride, por sua vez, apresentou uma linha do tempo do desenvolvimento das vacinas, abordando perspectivas futuras e a necessidade de o mundo estar preparado para desenvolver uma vacina rapidamente em caso de nova pandemia. O assessor científico sênior Akira Homma abordou as políticas públicas de vacinação e a necessidade de aumentar a cobertura vacinal. 
 

Jornalista: Gabriella Ponte (com informações da Agência Fiocruz de Notícias)
imagem: Pedro Linger

Alerta de cookies

Este site armazena dados temporariamente para melhorar a experiência de navegação de seus usuários. Ao continuar você concorda com a nossa política de uso de cookies.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade clicando no botão ao lado.