img peq doenca crohn 1 24O jornalista Evaristo Costa, que está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em um hospital da Inglaterra, contou em seu instagram que teve uma sepse urinária em decorrência da doença de Crohn, uma doença inflamatória intestinal (DII). A doença de Crohn é crônica, não tem cura e é um dos tipos mais comuns de DIIs.

Ele contou ainda que seu diagnóstico de Crohn aconteceu há quatro anos. Ele está recebendo medicação intravenosa e à espera do efeito dos antibióticos e da remissão. Alguns dos sintomas que levaram Evaristo à emergência foram diarreia (devido à doença, pode conter sangue), febre e perda de peso

Acredita-se que as DII são provocadas por desregulação do sistema imunológico, ou seja, do sistema de defesa do organismo. A doença de Crohn pode afetar qualquer parte do tubo gastrointestinal, desde a boca até o ânus, mas as áreas mais envolvidas são íleo e colon proximal. Inicia-se mais frequentemente na segunda e terceira décadas de vida, mas pode afetar qualquer faixa etária.

Bio-Manguinhos/Fiocruz fornece ao Sistema Único de Saúde o medicamento infliximabe para pacientes com doença de Crohn desde janeiro de 2015. O biofármaco ajuda a reduzir a inflamação.

A prática de atividades físicas e uma alimentação acompanhada por nutricionista são recomendáveis. Alimentos gordurosos e outros ricos em fibras precisam ser cortados da dieta. Situações de estresse também necessitam ser controladas. Para um diagnóstico precoce, recomenda-se consultar um médico caso apareçam esses sintomas.

Jornalista: Gabriella Ponte
Imagem: Freepik

Alerta de cookies

Este site armazena dados temporariamente para melhorar a experiência de navegação de seus usuários. Ao continuar você concorda com a nossa política de uso de cookies.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade clicando no botão ao lado.