PEQ encerramento prcvNos últimos dias de novembro o Projeto Pela Reconquista das Altas Coberturas Vacinais (PRCV) esteve viajando, revisitando os estados do Amapá e da Paraíba, e realizando o encerramento de suas ações nas localidades. Após dois anos de atuação nos dois estados, o Projeto realizou uma série de reuniões e encontros para celebrar os avanços alcançados e pactuar com as redes locais a sustentabilidade das ações realizadas.

No Amapá, a programação teve início no dia 22 de novembro, com um ensaio aberto do Teatro Maiuhi, companhia de jovens atores indígenas do Oiapoque, formada pelo PRCV juntamente com o Programa de Educação Tutorial-Indígena (PET) do curso de Licenciatura Intercultural Indígena da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Realizado no Museu Sacaca, tradicional espaço da região, o evento contou ainda com feira de artesanato, exposição de arte indígena e pintura corporal.

No dia 23 de novembro, o Projeto reuniu as instâncias federal, estadual e municipais de saúde do Amapá, além de instituições parceiras, no auditório do Hotel Ceta Ecotel para revisitar os métodos utilizados pelo PRCV em suas ações no estado, agradecer o apoio das redes locais e reafirmar o compromisso do estado com a sustentabilidade das ações realizadas pelo Projeto.

Já na Paraíba, no dia 25 de novembro, a programação contou com um emocionante encontro para a promoção de saúde e da cultura entre os jovens atores do Teatro Maiuhi, do Amapá, e a Juventude Potiguara, da Paraíba. Realizado na Aldeia do Forte, na Baía da Traição, o encontro contou com espetáculos culturais dos dois grupos indígenas e teve ainda participação especial da equipe dos Jovens Repórteres da Paraíba (outra ação do PRCV) registrando todo o evento.

No dia 1 de dezembro foi a vez da Paraíba se despedir da equipe do PRCV em uma cerimônia de encerramento realizada no auditório da UNIESP. A exemplo do Amapá, o encontro reuniu parceiros públicos e organizações locais para celebrar os resultados positivos alcançados no estado ao longo de dois anos de atuação do projeto. O evento contou ainda com uma performance dos artistas do Teatro Maiuhi e uma ação de câmera aberta dos Jovens Repórteres da Paraíba, além de uma visita virtual à exposição VACINA!.

“O PRCV fez a sua parte ao discutir com profissionais dos territórios as diferentes causas que estavam levando às baixas coberturas vacinais e com eles desenhar e implantar estratégias Pela Reconquista das Altas Coberturas Vacinais. Agora, chega a hora de concluirmos o projeto, mas o protagonismo da mudança continuará nas mãos dos profissionais de saúde e destas redes de apoio que formamos ao longo destes dois anos de luta”, celebra Lurdinha Maia, coordenadora do Departamento de Estudos Clínicos, Assuntos Médicos e Vigilância Pós-Registro de Bio-Manguinhos e do PRCV.

“Acreditamos que vacina boa é vacina no braço e que meter a mão na massa trabalhando junto com os atores locais é a melhor forma de fazer acontecer. Foram estas crenças que nos guiaram e nos levaram a desenvolver as ações do PRCV. O projeto agora se encerra, mas nosso compromisso de continuar protegendo a saúde pública permanece forte. Acreditamos na força da colaboração das instituições públicas e privadas pela reconquista das altas coberturas vacinais”, afirma Akira Homma, assessor científico sênior de Bio-Manguinhos e coordenador do PRCV.

O PRCV foi uma iniciativa do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz) em parceria com o Ministério da Saúde e a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) que atuou no estado do Amapá e em 25 municípios da Paraíba de forma piloto e com ações estruturantes e de comunicação visando o aumento das coberturas vacinais de forma a atingir as metas preconizadas pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI).

Ao longo de dois anos de atuação, o PRCV adotou uma estratégia diferenciada, com protagonismo dos atores locais e fortalecimento de uma grande rede colaborativa, em torno da elaboração e execução de Planos Municipais Pela Reconquista das Altas Coberturas Vacinais e da constituição de redes locais de apoio a esses planos, que agora ficarão responsáveis por buscar a manutenção das ações nestes estados.

Saiba mais sobre o PRCV e os resultados alcançados pelo Projeto em https://prcv.org.br/.

 

Texto: Thais Christ
Imagem: Gustavo Furtado/Icict

 

 

Alerta de cookies

Este site armazena dados temporariamente para melhorar a experiência de navegação de seus usuários. Ao continuar você concorda com a nossa política de uso de cookies.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade clicando no botão ao lado.