PEQ expoepiO assessor científico sênior de Bio-Manguinhos, Akira Homma, foi um dos homenageados pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) durante a 17º edição da ExpoEPI, Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemologia, Prevenção e Controle de Doenças. O evento reuniu cerca de 3.500 participantes entre 7 e 10 de novembro no Centro Internacional de Convenções do Brasil, em Brasília.

Realizada desde 2001, a ExpoEPI é um evento que busca difundir e divulgar as práticas exitosas dos serviços de saúde do SUS que se destacaram pelos resultados alcançados em atividades relevantes para a Saúde Pública. Durante o evento, são apresentadas e discutidas as mais recentes pesquisas, estratégias de prevenção e controle de doenças, bem como experiências bem-sucedidas no enfrentamento de problemas epidemiológicos.

A edição de 2023 contou ainda com uma dupla comemoração: os 20 anos da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA) e os 50 anos do PNI. Como parte da celebração, o evento homenageou personalidades e instituições que têm seu nome relacionado à história de ambas as organizações, entre eles Akira Homma, por sua contribuição ao cenário das vacinas e vacinações no Brasil e no mundo, além da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

“Agradeço a honra de ser homenageado além de representar a Fundação Oswaldo Cruz, que também foi homenageada. A ExpoEPI é um evento de grande importância, que compartilha experiências de sucesso que podem nos trazer grandes ensinamentos a fim de aperfeiçoar cada vez mais nossos processos na área de epidemiologia, prevenção e controle de doenças”, pontuou Homma.

Além das homenagens, a 17ª ExpoEPI apresentou duas exposições comemorativas pelos aniversários da SVSA e do PNI, palestras e painéis técnicos, e a mostra competitiva, que contou com a participação de representantes de todo o Brasil, incluindo profissionais de saúde, pesquisadores e gestores, totalizando mais de 1.800 trabalhos submetidos.

 

Texto: Thais Christ
Imagem: Laudemiro Francisco Bezerra

 

Alerta de cookies

Este site armazena dados temporariamente para melhorar a experiência de navegação de seus usuários. Ao continuar você concorda com a nossa política de uso de cookies.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade clicando no botão ao lado.