PEQ dia pneumoniaO dia 12 de novembro é o Dia Mundial de Combate à Pneumonia. A data foi proposta pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 2009 com o objetivo de alertar as pessoas sobre a gravidade da doença que ainda é uma das principais causas de morte de crianças com até 5 anos de idade em todo o mundo, especialmente as que vivem em comunidades rurais e pobres.

A pneumonia é uma doença inflamatória aguda que acomete os pulmões e pode ser provocada por bactérias, vírus, fungos ou pela inalação de produtos tóxicos. Seus principais sintomas são tosse com produção de expectoração, dor torácica, mal-estar geral, falta de ar e febre. Pode ser adquirida pelo ar, saliva, secreções ou devido a mudanças bruscas de temperatura, que comprometem o funcionamento dos pelos do nariz responsáveis pela filtragem do ar aspirado.

Clique aqui e saiba mais sobre as doenças pneumocócicas.

Uma das mais eficientes formas de prevenção, a vacinação com a vacina pneumocócica além de prevenir as pneumonias causadas pela bactéria Streptococcus pneumonia também evita outras doenças graves, como a meningite e a sepse. Bio-Manguinhos disponibiliza este imunizante, fruto de um acordo de transferência de tecnologia com a empresa GlaxoSmithKline (GSK).

No Brasil, o Programa Nacional de Imunizações (PNI) incluiu a vacina pneumocócica 10-valente conjugada (VPC10) no Calendário Básico de Vacinação em 2010. O imunizante é capaz de proteger contra a infecção causada por até dez diferentes sorotipos do pneumococo causador de diversas doenças que atingem o trato respiratório e o cérebro.

Clique aqui e saiba mais sobre a vacina VPC10 produzida por Bio-Manguinhos.

O esquema vacinal prevê três doses: aos 2 meses, 4 meses e a dose de reforço de 12 meses até 4 anos 11 meses e 29 dias. Algumas outras populações prioritárias para receber a vacina são: adultos com idade igual ou superior a 60 anos, portadores de doenças crônicas, indivíduos com deficiências no sistema imunológico, gestantes, residentes em lares de idosos, profissionais da saúde, cuidadores de crianças, indígenas, população carcerária, tabagistas e pessoas com asma.

 

Texto: Thais Christ
Imagem: Macrovector, Freepik

 

Alerta de cookies

Este site armazena dados temporariamente para melhorar a experiência de navegação de seus usuários. Ao continuar você concorda com a nossa política de uso de cookies.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade clicando no botão ao lado.