PEQ novembro azulO penúltimo mês do ano é dedicado à saúde do homem, através da campanha “Novembro Azul”. A expectativa de vida dos homens na região das Américas é 5,8 anos menor que o número das mulheres, em parte, porque as expectativas da sociedade contribuem para comportamentos de busca de riscos.

Segundo o relatório da OMS, “Masculinidades y salud en la Región de las Américas”, os papéis, normas e práticas de gênero socialmente impostas aos homens reforçam a falta de autocuidado e a negligência de sua própria saúde física e mental. Esse conceito de masculinidade, se materializa na forma de violência, infecções sexualmente transmissíveis, acidentes, homicídios, alcoolismo, entre outras questões.

Uma forma de se observar essa realidade é através dos cuidados com a saúde. Uma pesquisa recém-divulgada pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) sobre a percepção do homem sobre sua saúde revela que apenas 46% deles só vão ao médico quando sentem algo. Esse número aumenta para 58% se este homem utiliza apenas o SUS.

No âmbito da prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), em 2022, cerca de 1,3 milhão de pessoas foram recém-infectadas pelo HIV, segundo a Unaids, e os padrões de masculinidade são fatores que afetam desde a juventude, práticas de proteção, uma vez que segundo uma pesquisa da SBU, 41,67% dos jovens não conversam sobre sexo, sendo a família e a escola pouco acessadas para busca de informações.

Desses, 15% dos jovens de 12 a 18 anos já tiveram alguma relação sexual, mas 44% não usaram preservativo na primeira vez e 35% não usam ou raramente usam a camisinha e 38% não sabe sequer colocar a camisinha.

De acordo com o Vice-diretor de Reativos para Diagnóstico em Bio-Manguinhos, Antonio Ferreira, é importante que os homens procurem atendimento de saúde desde jovens, se previnam de ISTs, além de buscar um diagnóstico precoce quando necessário.

Ele explica que Bio-Manguinhos fornece kits que são ofertados gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde e podem auxiliar à adesão a um tratamento efetivo, e evitando outras transmissões. “Os kits de diagnóstico são uma forma de se detectar infecções e doenças, como as ISTs, e iniciar o tratamento precocemente”, destaca.

O vice-diretor ainda ressalta a necessidade de se buscar a realização de exames clínicos e laboratoriais, para enfrentar o agravamento de quadros de diabetes, obesidade e doenças cardiovasculares que vem se manifestando de forma crescente e precoce na população masculina.

Texto: Maria Amélia Saad
Imagem: Freepik

 

Alerta de cookies

Este site armazena dados temporariamente para melhorar a experiência de navegação de seus usuários. Ao continuar você concorda com a nossa política de uso de cookies.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade clicando no botão ao lado.