PEQ sbim 23Bio-Manguinhos esteve presente na XXV Jornada Nacional de Imunizações da SBIm. Promovido pela Sociedade Brasileira de Imunizações, o evento anual reúne especialistas nacionais e internacionais, profissionais de saúde, pesquisadores e autoridades para debater avanços, desafios e estratégias no campo das vacinas. Realizada em Florianópolis, entre os dias 20 e 23 de setembro, a edição deste ano contou com um público de mais de mil pessoas para celebrar os aniversários de 50 anos do Programa Nacional de Imunizações (PNI) e 25 anos da SBIm.

Durante os três dias de evento, foram abordados diversos temas, desde o impacto das vacinas na saúde pública até as inovações tecnológicas na área. O encontro também serviu como plataforma para a divulgação de pesquisas e estudos, além de discutir estratégias para enfrentar a hesitação vacinal e garantir que a população tenha acesso fácil e informação confiável sobre vacinas. Com uma participação ativa da comunidade médica e científica, a Jornada reforçou o compromisso de promover a vacinação como uma ferramenta fundamental para a prevenção de doenças e a promoção da saúde em todas as fases da vida.

Bio-Manguinhos novamente esteve presente ao evento, tanto com a instalação de um estande de representação institucional, quanto por meio da participação de diversos de seus especialistas nas mais diversas mesas de discussão promovidas pelo encontro. Gerente do projeto de mRNA de Bio-Manguinhos, Patricia Neves apresentou seu trabalho com a plataforma de RNA da Fiocruz, a vacina Covid e perspectivas futuras.

No campo da farmacovigilância, a médica do Departamento de Assuntos Médicos de Bio-Manguinhos (DEAME), Patrícia Mouta, liderou um painel interativo sobre identificação de ESAVIs graves pós-vacina Covid-19. Já no último dia, Tatiana Noronha, também médica do DEAME, foi muito aclamada por sua apresentação dos resultados dos estudos clínicos de taxas de ataque e duração de imunidade de sarampo em mesa sobre a proteção das vacinas ao longo da vida.

O destaque para a participação de Bio-Manguinhos, no entanto, ficou por conta do Projeto Pela Reconquista das Altas Coberturas Vacinais (PRCV). Além de apresentar uma mesa de mesmo nome durante a programação do primeiro dia de evento, o PRCV também brilhou no estande do Instituto com ações entrevistas e jogos realizados pelos jovens do projeto Jovens Repórteres, desenvolvido na Paraíba.

O querido personagem Zé Gotinha também roubou a cena e foi um dos grandes responsáveis por toda a movimentação de adultos e crianças no estande de Bio-Manguinhos na Jornada SBIm 2023, que também contou com uma vitrine com a apresentação das vacinas do portfólio do Instituto, tour pela planta piloto da produção, por meio de realidade virtual, e a exposição digital Vacina!, promovida pelo PRCV na Paraíba e no Amapá.

 

Texto: Thais Christ
Imagem: Talita Wodtke

 

Alerta de cookies

Este site armazena dados temporariamente para melhorar a experiência de navegação de seus usuários. Ao continuar você concorda com a nossa política de uso de cookies.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade clicando no botão ao lado.