bio medtrop 9 23Bio-Manguinhos participou do 58º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, entre 10 e 13 de setembro, em Salvador (BA). Considerado o maior evento do Brasil sobre medicina tropical, com mais de 3 mil participantes, o Instituto contou com um estande e palestras do Assessor Científico Sênior de Bio, Dr. Akira Homma.

As discussões do MedTrop 2023 abordaram temas de relevância na saúde, como reconquista das coberturas vacinais, arboviroses, tuberculose, Covid-19, doença de Chagas, o vírus linfotrópico de células T humanas (HTLV), esquistossomose, leishmaniose, febre amarela, Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), dentre outros.

Vacinas

Na área de vacinas, Dr. Akira Homma foi o moderador de uma mesa sobre o desenvolvimento de imunizantes de Covid-19, e ministrou uma palestra sobre a reconquista das altas coberturas vacinais. “Contei como a nossa experiência na produção de vacinas foi fundamental para a transferência de tecnologia em tempo recorde da vacina de Covid-19, que salvou a vida de tantas pessoas”, disse.

Ele também destacou a importância de se retomar a vacinação no Brasil, contando sobre o Projeto Pela Reconquista das Altas Coberturas Vacinais (PRCV). A forma de trabalho do Projeto preconiza a elaboração de planos e projetos, em parceria com estados e municípios, analisando as causas das baixas coberturas vacinais, buscando fortalecer o protagonismo local, fortalecendo a comunicação das coordenações de imunizações nos três níveis de governo.

Os resultados já alcançados mostram que é possível conseguir a reversão das baixas coberturas vacinais no Brasil. “Com altas coberturas vacinais evitaremos doenças, sequelas, mortes, sofrimento pelas doenças que podem ser evitadas pela vacinação. É também muito importante, o fortalecimento das políticas públicas, com desenvolvimento de medidas estruturantes e operacionais de curto, médio e longo prazo”, ressalta Homma.

Kits para diagnóstico

No MedTrop 2023, Bio-Manguinhos expôs kits para diagnóstico no estande da Fiocruz, uma vez que esses produtos detectam sobretudo doenças que são uma questão de saúde pública especialmente nos países tropicais.

De acordo com a assessora da Vice-diretoria de Diagnóstico (VDIAG), Christiane Marques, o espaço contou com ampla visitação e participação dos congressistas, para esclarecer dúvidas, e compreender as necessidades de acordo com cada realidade. “As pessoas visitaram o nosso estande, buscando saber como acessar os produtos, então considero muito proveitosa a nossa participação esse ano”.

Ela ressalta que além da possibilidade de apresentar os produtos produzidos por Bio, o congresso foi uma oportunidade de estreitar o contato com outros expositores do segmento diagnóstico. “Conseguimos renovar parcerias já existentes, bem como ampliar a nossa capacidade de atuação”, diz.

Texto e foto: Maria Amélia Saad

Alerta de cookies

Este site armazena dados temporariamente para melhorar a experiência de navegação de seus usuários. Ao continuar você concorda com a nossa política de uso de cookies.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade clicando no botão ao lado.