img pequena elena caride 1 9 23A gerente do Programa de Vacinas Virais da Vice-Diretoria de Desenvolvimento Tecnológico de Bio-Manguinhos, Elena Caride, foi homenageada na última sexta-feira (25), na série "Mulheres na Fiocruz", que destaca protagonismo feminino, através de um documentário produzido pela Casa de Oswaldo Cruz (COC). Na terceira temporada da série também foram retratadas as trajetórias de outras pesquisadoras em diferentes emergências sanitárias, como HIV/Aids, dengue, zika, chikungunya e meningite.

Filha de um casal de físicos, Elena nasceu na Argentina, e se mudou com a família para o Brasil em 1966, fugindo da ditadura militar, em busca de melhores oportunidades. Por ter recebido toda a sua educação formal no Rio de Janeiro, ela se considera muito mais brasileira que argentina.

Bióloga de formação, Caride tem mestrado e doutorado em Química Biológica pela UFRJ nos temas fatores de transcrição do Schistosoma mansoni e Variabilidade Genética e Resistência aos Antirretrovirais para HIV-1.
Em 2002 ingressou como servidora pública da Fiocruz no Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos). No período de 2004 a 2009 gerenciou o projeto de desenvolvimento de uma vacina recombinante para dengue, usando como vetor de expressão o vírus vacinal da febre amarela 17D.

Desde 2010 gerencia o Programa de Vacinas Virais, coordenando projetos de desenvolvimento de novas vacinas, bem como melhorias de processos de vacinas já comercializadas. Como destaques do trabalho, em 2022 o registro uma vacina dupla viral Sarampo e Rubéola e aumentaram a capacidade produtiva da vacina de febre amarela comercial em 80%.

Com a pandemia de Covid-19, a rota precisou ser refeita. “Estávamos muito bem no nosso quadrado desenvolvendo vacinas de Zika, febre amarela inativada, dupla viral, e nos finalmentes do projeto dengue, quando começamos a ouvir sobre Covid-19. Montamos um grupo de prospecção para estudar soluções de curto e médio prazo, principalmente com foco em vacinas”, declarou.

“A partir daí prospectamos parceiros em estágio de desenvolvimento mais avançado e que tivessem uma tecnologia que pudesse se adaptar rapidamente a fábrica de Bio-Manguinhos. A Oxford/AstraZeneca foi o parceiro que se mostrou aberto a fazer a Transferência de Tecnologia completa da vacina de Oxford/AstraZeneca, que salvou a vida de milhões de brasileiros, além de fortalecer a autonomia nacional”, completa.

Durante a pandemia, Caride trabalhou na implementação da Unidade de Apoio ao Diagnóstico da Covid-19 no CHP, responsável por processar diariamente até 15 mil testes moleculares, no grupo de prospecção de vacinas, como especialista no Projeto de transferência de tecnologia da vacina Oxford/AstraZeneca, e na comunicação com o público, junto da ASCOM e SAC, além de proferir mais de 35 palestras sobre vacinas para COVID-19 para diversas instituições e empresas.

Ela destaca que a pandemia mostrou que apesar das limitações, é possível fazer ciência de forma rápida efetiva através da união, e deseja que as novas gerações estejam preparadas para lidar com as questões de saúde pública que surgirão.

Série Mulheres na Fiocruz

Com pesquisa, roteiro e produção de Nara Azevedo (COC/Fiocruz), Daiane Rossi (COC/Fiocruz) e Polyana Valente (Fiocruz Minas) e direção e edição de Cristiana Grumbach, as novas produções foram lançadas com a participação das produtoras e pesquisadoras entrevistadas para o projeto e transmissão pelo canal da Casa de Oswaldo Cruz no YouTube.

Em sua nova edição, o projeto tentou diversificar o perfil das mulheres retratadas, de forma a representar outras áreas de pesquisa, para além das ciências biomédicas. A meta é espelhar também as diferentes formas de intervenção das cientistas nas emergências sanitárias no país, tanto em seus laboratórios quanto em sua relação com a sociedade.

Vinculada ao projeto ‘Memória Institucional – Mulheres na Fiocruz’, coordenado pelo pesquisador da COC/Fiocruz Luiz Otávio Ferreira, a iniciativa lançou em 2020 seus primeiros vídeos. As entrevistas de história oral realizadas para a produção dos vídeos estão sob a aguarda do Departamento de Arquivo e Documentação da COC e poderão ser consultadas na íntegra.

Todos os vídeos serão disponibilizados no canal da Casa de Oswaldo Cruz no YouTube.

Texto: Maria Amélia Saad
Imagem: Divulgação COC

Alerta de cookies

Este site armazena dados temporariamente para melhorar a experiência de navegação de seus usuários. Ao continuar você concorda com a nossa política de uso de cookies.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade clicando no botão ao lado.