PEQ campanha multivacinacaoO Ministério da Saúde lançou, nesta última quinta-feira (17/08), a campanha nacional de multivacinação. O objetivo é aumentar os índices de imunização de crianças e adolescentes menores de 15 anos, com a atualização da caderneta de vacinação deste público. Nesta edição, a apresentadora, atriz e cantora Maria da Graça Xuxa Meneghel, a Xuxa, é a madrinha da campanha junto com o personagem Zé Gotinha, criado pelo artista plástico Darlan Rosa, em 1986. A Rainha dos Baixinhos participou voluntariamente de todo o material da campanha. Desde fevereiro deste ano, Xuxa é uma das embaixadoras do Movimento Nacional pela Vacinação, mobilização nacional coordenada pelo Ministério da Saúde com o objetivo de retomar as coberturas vacinais no país.

No filme, Zé Gotinha procura Xuxa para juntos convocarem baixinhos e baixinhas para o Movimento Nacional pela Vacinação. Durante a viagem na nave da apresentadora, recriada  com efeitos especiais e animação em 3D, eles comentam que algumas doenças voltaram a atingir crianças e adolescentes. Clique aqui e assista ao vídeo que está sendo exibido em TV aberta, redes sociais e em locais de grande circulação de pessoas em todo país.

A iniciativa é mais uma estratégia do Ministério da Saúde para aumentar os índices de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos em uma mobilização nacional que une entidades civis, científicas, influenciadores, artistas e instituições ligadas ao tema. A vacinação é o principal caminho para manter o Brasil livre do risco do retorno de doenças já eliminadas, como a poliomielite. A campanha reforça a segurança dos imunizantes e a importância de manter a carteirinha de vacinação atualizada.

“O nosso país era o mais respeitado do mundo quando se falava em vacinação, mas com a queda das coberturas vacinais nos últimos anos, nós temos, infelizmente, o risco de reintrodução de doenças que estavam eliminadas no Brasil. Por isso, precisamos proteger as nossas crianças e os nossos adolescentes. Temos uma responsabilidade fundamental, algo definido no estatuto da criança e do adolescente como um direito. O direito à vacina é o direito à proteção, é o direito à vida que não pode ser negado”, destaca a ministra da Saúde, Nísia Trindade.

Microplanejamento e mobilizações regionais
Como parte de uma estratégia inédita para retomar as altas coberturas vacinais, o Ministério da Saúde promoveu ações de microplanejamento nos estados, conforme o calendário da multivacinação e lançou campanhas regionais de vacinação, retratando as realidades locais de cada estado para sensibilizar a população. Portanto, a campanha de multivacinação será veiculada em todo o país, distribuída em etapas regionais. As ações nacionais de multivacinação começaram por Belém (PA), no dia 10 de agosto, e focaram na atualização da carteirinha de crianças e adolescentes. Todos os estados do país receberão a multivacinação em etapas regionais até o fim de 2023. Clique aqui e veja a programação para o seu estado.

As ações de microplanejamento consistem em diversas atividades com foco na realidade local, desde a definição da população alvo, escolha das vacinas, definição de datas e locais de vacinação, até a logística. A proposta é alinhar essas estratégias com gestores e lideranças locais para alcançar melhores resultados e melhorar as coberturas vacinaisAlém destas ações, o Ministério da Saúde destinou mais de R$ 151 milhões a estados e municípios para a retomada das altas coberturas vacinais, assim como o planejamento na ponta e a concentração de esforços nos locais onde as taxas de imunização estão mais baixas.

 

Texto: Thais Christ, com informações do Ministério da Saúde
Imagem: Divulgação/Ministério da Saúde

 

Alerta de cookies

Este site armazena dados temporariamente para melhorar a experiência de navegação de seus usuários. Ao continuar você concorda com a nossa política de uso de cookies.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade clicando no botão ao lado.