PEQ prcv amapaSelecionado como um dos estados piloto para as atividades do Projeto pela Reconquista das Altas Coberturas Vacinais (PRCV) o Amapá recebeu novamente a coordenação do projeto entre os dias 7 e 10 de agosto. Apesar de breve, a agenda contou com diversas reuniões com entidades do governo, além de visita a uma Unidade Básica de Saúde e a inauguração da exposição Vacina!, que chegou à capital amapaense após passar pela Paraíba, outro estado contemplado pelo PRCV.

Inaugurada em Macapá no dia 7 de agosto, a mostra traz assuntos como os marcos históricos sobre os imunizantes no Brasil e no mundo, a rede de saúde envolvida para que eles cheguem a todos os brasileiros, tipos de vacinas, e o que são vírus e bactérias. Um grande painel interativo apresenta o Calendário de Vacinação dividido por faixa etária e os visitantes poderão ainda interagir com um mapa do Brasil que mostra exemplos de vacinas e sua cobertura vacinal, identificando potenciais riscos por estado.

Montada dentro do prédio da nova biblioteca da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) a exposição gratuita visa mostrar à população a importância de vacinas e vacinações de forma lúdica, por meio de linguagem de fácil entendimento e recursos multimídia como painéis, aparatos interativos e jogos. Ela ficou no Amapá até o dia 26 de agosto, de onde deve vir ao Rio de Janeiro para ficar exposta no Museu da Vida da Fiocruz durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Além do período itinerante, a mostra também foi gravada e transformada em uma experiência virtual, para que ainda mais pessoas possam ter acesso.

Já na primeira semana de funcionamento, a exibição recebeu dezenas de escolas municipais da capital amapaense e foi destaque em diversos veículos da região. “Queremos popularizar a ciência e diminuir o distanciamento da população em relação às vacinas. Essa exposição quer ajudar crianças, jovens e adultos a compreender a importância das vacinas e do ato de se vacinar. Vacina boa é vacina no braço!”, explica Dr. Akira Homma, assessor científico sênior de Bio-Manguinhos e um dos coordenadores do PRCV.

Além da inauguração da exposição Vacina!, a visita contou ainda com uma intensa agenda de reuniões com entidades governamentais e de classe do Amapá, a fim de dialogar sobre resultados alcançados por meio da atuação do PRCV no estado e planos para o futuro próximo. “O projeto tem prazo e irá se encerrar, mas a atuação das secretarias de estado deve continuar firme, de forma a manter os bons resultados que temos alcançado ao longo destes dois anos”, conclui Lurdinha Maia, coordenadora do coordenadora do Departamento de Assuntos Médicos, Estudos Clínicos e Vigilância Pós-registro (Deame) de Bio-Manguinhos e do PRCV.

Texto: Thais Christ
Imagem: Gustavo Furtado (ICICT)

Alerta de cookies

Este site armazena dados temporariamente para melhorar a experiência de navegação de seus usuários. Ao continuar você concorda com a nossa política de uso de cookies.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade clicando no botão ao lado.