peq semana socioambiental 6 23Para abrir a programação da primeira edição da Semana Socioambiental de Bio-Manguinhos, foi realizado, no dia 23 de junho, para os colaboradores do Instituto e de toda a Fiocruz um animado Arraiá. Dentro da programação da Semana Socioambiental, Bio-Manguinhos realizou na manhã do dia 27, o lançamento da Política de Segurança do Trabalho, Meio Ambiente e Saúde (SMS). O objetivo da SMS é a criação de mecanismos para minimizar os riscos e impactos para a comunidade interna e externa, além de conscientizá-las a respeito das atividades exercidas na instituição.

O documento elencou oito pontos que serão medidos de modo a promover a melhoria contínua, reforçando o compromisso do Instituto com o desempenho de seu papel estratégico para o Brasil e, em apoio às ações do Ministério da Saúde. Foi estabelecido o comprometimento com valores que assegurem ações em Segurança do Trabalho, Meio Ambiente e Saúde, investindo em prevenção, mitigação de danos e uma política que valoriza a diversidade dos colaboradores, construindo práticas de equidade e inclusão.

Na ocasião, o presidente da Fiocruz, Mario Moreira enviou uma mensagem de incentivo à implementação da SMS e para a Semana Socioambiental. “A atividades estão em inteira sintonia com a abordagem contemporânea socioambiental das condições de saúde. Trata-se de uma oportunidade para que todos nós possamos refletir sobre esses temas que nos impactam como cidadãos e trabalhadores, e, ainda os impactos que geramos com os serviços e produtos que disponibilizamos para a sociedade brasileira”, ressaltou.

Os vice-diretores de Operações e Gestão e Desenvolvimento Institucional, Flavio Isidoro e Artur Couto, apontaram a importância do comprometimento de toda a instituição para aderir à política de SMS, envolvendo todas as nuances estabelecidas no planejamento. Para se alcançar os objetivos, segundo eles, é preciso que haja um impacto socioambiental do microambiente – Bio-Manguinhos-, para assim, se fazer a diferença no macroambiente.

Também participaram do lançamento da SMS, a chefe de Gabinete da Diretoria, Tatiana Sanjuan, a gerente do Departamento de Segurança do Trabalho e Meio Ambiente, Caroline Horato, e a gerente do Departamento de Gestão de Pessoas, Alessandra Miranda.

Programação cheia de palestras e atividades

No dia 27, além do lançamento da SMS, a programação contou com a palestra sobre a Gestão Ambiental e Sustentabilidade na Fiocruz, ministrada pelo servidor especialista em Gestão Ambiental, Jorge Carius. No dia 28, a programação contou com uma mesa redonda sobre o Orgulho LGBTQIA+: construindo um futuro profissional inclusivo. Na oportunidade, os membros da mesa comentaram que a Fiocruz entende ser necessário construir outras narrativas e fortalecer novos alinhamentos dentro da instituição para o enfrentamento das desigualdades, caminhando na direção das metas, princípios, valores e objetivos preconizados pelas diretrizes aprovadas no VIII (2017-2020) e IX (2021-2024) Congressos Internos.

Nesse mesmo dia, houve a palestra “Oceano de vida”, com o CEO da empresa Menos 1 Lixo, Wagner Andrade, que trouxe dados alarmantes com relação à poluição plástica nos mares, tanto que deixou a moderadora Tatiana Sanjuan impactada. “Cerca de 90% das aves marinhas possuem plástico no organismo. Teremos 10 bilhões de pessoas no planeta até 2050 e teremos mais plástico no oceano do que peixes. Temos que mudar, urgentemente, nosso pensamento ao consumir produtos recicláveis ou reutilizáveis”, frisou. A iniciativa do Menos 1 Lixo é mudar a cultura do copinho plástico utilizando copos reutilizáveis de silicone, evitando a poluição marítima. Tatiana comentou que reunirá o conhecimento obtido nessa palestra e vai levar para seus filhos para que a nova geração tenha essa consciência ambiental.

Na parte da tarde, foram promovidas palestras sobre as conquistas e desafios na implementação da agenda 2030 na Fiocruz; a vacinação como eixo fundamental da Agenda 2030; e a atuação do Somar alinhada à Agenda 2030, ministradas pelo epidemiologista Rômulo Paes, da Presidência da Fiocruz; a pediatra da Assessoria Clínica de Bio, Elvira Alonso; e João Vitor dos Santos, da Responsabilidade Socioambiental de Bio (Somar), respectivamente. Os palestrantes frisaram que a Fundação tem a missão de contribuir, de diferentes formas, no alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Combater as fake news sobre vacinas, dar educação voltada para o mercado de trabalho e promover ações de conscientização socioambiental são alguns exemplos de iniciativas de Bio-Manguinhos.

A programação do dia 29 contou com a mesa redonda sobre o posicionamento alinhado à Política de Segurança do Trabalho, Meio Ambiente e Saúde de Bio-Manguinhos, e os objetivos da saúde do trabalhador e perspectivas futuras. A palestra foi ministrada por Eder Lobo e Mariana Gomes, da Seção de Medicina do Trabalho (SEMTR), e Caroline Horato, com moderação Flavio Isidoro.

Em todos os dias nas tendas externas, os colaboradores tiveram acesso a práticas integrativas e educativas, como Shiatsu, Reiki, estação de resíduos, orientação nutricional sobre aproveitamento de alimentos, entre outras atividades.

 

Clique nas imagens abaixo para ampliar

 

Jornalistas: Maria Amélia Saad e Gabriella Ponte
Imagem: Bernardo Portella

Alerta de cookies

Este site armazena dados temporariamente para melhorar a experiência de navegação de seus usuários. Ao continuar você concorda com a nossa política de uso de cookies.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade clicando no botão ao lado.