peq imunizasusO diretor de Bio-Manguinhos, Mauricio Zuma, participou no último dia 23 de maio da 5ª Oficina Temática do Projeto ImunizaSUS. O encontro foi promovido pelo CONASEMS durante a Feira Hospitalar 2023, realizada em São Paulo, entre os dias 23 e 26 de maio. O tema desta edição foi “A cadeia produtiva público e privada e a produção de imunizantes para o fortalecimento do Programa Nacional de Imunizações”.

Zuma participou como palestrante durante a primeira mesa da oficina, que debateu “o cenário da cadeia produtiva pública e aquisição de imunizantes pela Organização Pan-Americana da Saúde para as demandas do calendário vacinal”, e também contou com a participação de representantes do Instituto Butantan, da Fundação Ezequiel Dias (FUNED), da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e da Associação dos Laboratórios Oficiais do Brasil (Alfob).

Já a segunda mesa versou sobre “a perspectiva tecnológica do setor produtivo de imunizantes para os desafios do Programa Nacional de Imunizações” e contou com a presença do diretor do Departamento de Imunização e Doenças Preveníveis, Éder Gatti, além de representantes de laboratórios privados, como Pfizer, Sanofi e MSD.

Além das apresentações, a oficina contou com os relatos dos mais diversos profissionais de saúde presentes, desde técnicos até superintendentes, que contaram dificuldades e experiências vividas em campo.

“Foi um evento bastante interessante, porque pudemos ouvir o pessoal que está na ponta do atendimento à população, nas salas de vacinação. A gente sempre fala que ouvir o que o pessoal na ponta é importante. Não adianta fazer um bom produto que não tenha a melhor aplicação”, comenta Mauricio Zuma. “Foi uma troca muito importante, do ponto de vista do produtor de vacinas. Nós ouvimos as dificuldades encontradas na ponta, e eles também puderam entender que existem problemas que não podem ser solucionados tão rapidamente por conta da complexidade da área de biológicos” concluiu.

O Projeto ImunizaSUS faz parte de um convênio firmado entre o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS) e o Ministério da Saúde, e visa a educação continuada, durante 10 meses, e o consequente aperfeiçoamento de mais de 94 mil profissionais da área da saúde.

 

Jornalista: Thais Christ
Imagem: Patricia Correa

 

Alerta de cookies

Este site armazena dados temporariamente para melhorar a experiência de navegação de seus usuários. Ao continuar você concorda com a nossa política de uso de cookies.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade clicando no botão ao lado.