PEQUENA Infancia

Um estudo publicado pelo Unicef em fevereiro, mostra que mais de 60% da população de até 17 anos vive na pobreza no Brasil. A pobreza a que esse dado se refere é mais do que privação de renda, tem a ver também com acesso a direitos básicos, como educação, saneamento, água, alimentação, proteção contra o trabalho infantil, moradia e informação.

Pensando nessa realidade, Bio-Manguinhos criou em 2007 o Somar, que tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento de crianças a partir dos 10 anos, que estejam vacinadas e matriculadas na escola, advindas das comunidades que se encontram em vulnerabilidade social, situadas no entorno da Fundação Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro.

As atividades do projeto Crescendo com Manguinhos, coordenado pelo Somar, ocorrem de segunda a sexta-feira, e a cada dia uma unidade temática é trabalhada. Além disso, também são realizados passeios culturais, onde os participantes visitam museus, vão ao cinema, teatro, entre outras atividades.
As unidades temáticas e seus objetivos são:

- Eu no Mundo: Discute o autoconhecimento do indivíduo e como ele se insere na sociedade, entendendo o seu passado para construir seu presente;
- Corpo em Movimento: Desenvolve ações que permitam pensar na saúde e proporcionar atividades corporais e mentais em busca de um corpo com vida;
- Tecnologia & Meio Ambiente: Realiza de atividades de robótica e consciência de cuidado do planeta;
- Aprendendoteca: Busca o aprendizado de forma lúdica e através de brincadeiras, aprendendo a aprender, criando metas e construindo sonhos, trabalhando as fragilidades e potencializando as habilidades;
- Ágora: Realiza de rodas de conversas a partir de temas e questões trazidas pelos participantes, desenvolvendo e acolhendo seus sentimentos.
- Informática: Ensina sobre o uso do Pacote office, e-mail e internet. Realiza encontros que possibilitam ao participante pensar nas habilidades necessárias para entrar no mercado de trabalho, como gerenciar as redes sociais e empreender, entendendo que as mídias sociais e suas tecnologias são parte integrante importante do mercado de trabalho.

Para Bognar Lopes, analista de Responsabilidade Socioambiental, o Somar impacta a vida dessas crianças, sendo para muitos, a possibilidade de conhecer um mundo que parece por vezes bem distante, e estar na Fiocruz também é algo inspirador. “projeto possibilita que estejam mais próximos à Fiocruz produz uma situação interessante. Como há muitos jovens estudantes ou profissionais na Fundação, eles acabam sendo espelho para as nossas crianças. Muitas se sentem interessadas e estimuladas a estudar e buscar um futuro melhor para si e sua família”, destaca.

Ao longo destes 16 anos de história, o Somar já colhe resultados do investimento na infância de tantas crianças de Manguinhos. “Foi feita uma pesquisa com egressos do projeto, com a intenção de saber como estão e como o projeto os ajudou em suas caminhadas. Recebemos diversos relatos de jovens que passaram a se preocupar mais com seu futuro pessoal e profissional após a passagem pelo Crescendo com Manguinhos. Vários empreenderam, outros seguiram carreira no serviço público e alguns já se formaram ou estão cursando os ensinos técnico ou superior”, celebra Bognar.

Jornalista: Maria Amélia Saad
Imagem: Projeto Somar

Alerta de cookies

Este site armazena dados temporariamente para melhorar a experiência de navegação de seus usuários. Ao continuar você concorda com a nossa política de uso de cookies.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade clicando no botão ao lado.