PEQUENA SITE Kit Nat Plus Bernardo Portelakit Nat Plus, desenvolvido e produzido por Bio-Manguinhos/Fiocruz, cuja implantação foi iniciada em novembro de 2022, inclui a testagem do alvo malária na triagem das bolsas de sangue, além dos alvos HIV, hepatite B e hepatite C trazendo mais segurança às transfusões de sangue e permitindo a redução de 12 meses para um mês do período de impedimento à doação de sangue de pessoas que estiveram em áreas endêmicas para malária. Uma prova da importância do Nat Plus para a segurança transfusional, é que desde dezembro, já foram detectadas três bolsas infectadas pelo patógeno.

O que chamou a atenção dos pesquisadores, é que destas três bolsas, duas da espécie P. vivax e uma P. malariae, uma era proveniente de Manaus e as outras duas do Rio de Janeiro, região considerada não endêmica, o que comprova a importância da testagem. “Em relação à malária em específico o ganho é maior, pois não se tem implementado os testes em áreas não endêmicas, então muitas vezes a doença está naquela região sem que se saiba de sua circulação”, destaca a gerente dos projetos de diagnóstico molecular de Bio-Manguinhos, Patricia Alvarez.

Ela explica que é feita uma anamnese e, o doador de sangue apto, por ser saudável, pode ser assintomático. Fora das regiões consideradas endêmicas, não é realizada a testagem para malária, sem o NAT Plus, pode ser considerado apto, mesmo infectado. “Às vezes acontece de se ter uma infecção que não é detectada por teste da gota espessa, TR ou anamnese, e o diagnóstico molecular vem somar a todas essas ações para que o receptor tenha a segurança necessária”, diz Alvarez.

Tecnologia

A primeira geração do kit NAT brasileiro é disponibilizada desde 2011, detectando HIV, Hepatite B e Hepatite C. A implantação do NAT Plus está prevista para encerrar no primeiro semestre de 2024, com a disponibilização do kit e da plataforma de equipamentos nos 14 hemocentros públicos do Brasil.

Patricia Alvarez explica que a base tecnológica da plataforma é a testagem por PCR em tempo real, sendo utilizada em todo o mundo e que Bio-Manguinhos está envolvida desde o desenvolvimento do produto, plataforma de equipamentos até a instalação e treinamento das equipes dos sítios testadores.

Ela ainda detalha que para se chegar a um produto de diagnóstico molecular, existe muita tecnologia embarcada, não só do ponto de vista tecnológico, mas também produtivo, de controle e garantia de qualidade, toda uma cadeia produtiva muito bem estabelecida e controlada com um conjunto de documentações e respaldo para que este produto seja produzido com as boas práticas de fabricação.

Cenário da doença

A malária é uma enfermidade febril aguda causada pelo parasita Plasmodium, que é transmitido pela picada de uma fêmea infectada do mosquito Anopheles, mas também pode ser transmitida por transfusão de sangue, transplante de órgãos e outras formas. Como parasita do sangue, destaca-se que a malária transmitida por transfusão (MTT) é um problema de saúde pública. Os sintomas, incluindo febre, dor de cabeça e calafrios, aparecem geralmente entre 10 e 15 dias após a picada e podem ser leves e difíceis de serem reconhecidos como malária. Se não for tratada, a doença pode progredir para quadros graves e morte.

Em 2021 foram registrados no Brasil 139.112 casos autóctones. Do total de casos autóctones registrados no país em 2021, 17% foram de malária por P. falciparum e malária mista, sendo os outros 83% de malária por P. vivax e outras espécies.

Clique aqui para assistir à entrevista de Patricia Alvarez no Canal Saúde

 

Jornalista: Maria Amélia Saad
Imagem: Bernardo Portella

Alerta de cookies

Este site armazena dados temporariamente para melhorar a experiência de navegação de seus usuários. Ao continuar você concorda com a nossa política de uso de cookies.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade clicando no botão ao lado.