peq bio ms 375x225Bio-Manguinhos/Fiocruz e a atual gestão do Ministério da Saúde realizaram as primeiras reuniões de aproximação nos dias 2 e 3 de fevereiro, em Brasília. As agendas foram extremamente importantes para alinhar as expectativas do novo Governo, nesse início de ciclo político, bem como repactuar diretrizes com as principais áreas de interlocução, num esforço coletivo e simultâneo entre Bio e a Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA), na busca da melhor forma de atendimento ao Sistema Único de Saúde (SUS).

As pautas foram organizadas e conduzidas pela Divisão Comercial do Instituto (Dicom/Derem), por meio da gestora da área, Patrícia Santana, e da colaboradora Alessandra Bogio, que estavam acompanhadas da gestora do Departamento de Relações com o Mercado, Tatiana Sanjuan. O objetivo foi realizar alinhamentos gerais dos compromissos pactuados e perspectivas para 2023 em relação ao portfólio de vacinas e kits para diagnóstico, além de questões orçamentárias, acompanhadas pela gestora da Assessoria de Planejamento e Organização (Asspo), Neuta Dias.

Representando a Diretoria de Bio-Manguinhos/Fiocruz, estavam presentes o vice-diretor de Gestão e Mercado (VGEST), Artur Couto, e a vice-diretora de Qualidade (VQUAL), Rosane Cuber. Para Artur, essa aproximação serviu para tornar mais claras as expectativas de demandas em relação à Bio-Manguinhos e definir melhor o cronograma de atividades programado para 2023.

“Considero o saldo dessas reuniões como sendo positivo. Não falamos apenas do cronograma, mas também debatemos ideias de melhorias nos fluxos do Ministério da Saúde com os laboratórios públicos e sobre a incorporação de novos produtos. Dividimos preocupações e pudemos solucionar pendências de forma assertiva. A equipe da pasta foi muito receptiva”, explicou. O vice-diretor complementou que houve alinhamento para encontros mensais em Brasília, visando o acompanhamento das demandas e cronogramas, bem como o estreitamento da relação, no que se refere aos interesses dos clientes.

Pela Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA), participaram o Dr. Éder Gatti Fernandes, diretor do novo Departamento de Imunizações (DIMU); a coordenadora do Núcleo de Gestão de Insumos Estratégicos, Thayssa Neiva da Fonseca Victer; coordenador da Coordenação-Geral de Laboratórios de Saúde Pública (CGLAB), Thiago Ferreira Guedes; diretora substituta do Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis (DCCI), Angelica Espinosa; e coordenador da Coordenação Geral de Planejamento e Orçamento (CGPO), Geraldo Ferreira.


Imagem: Marcos Lopes / MS
Jornalista: Gabriella Ponte

Alerta de cookies

Este site armazena dados temporariamente para melhorar a experiência de navegação de seus usuários. Ao continuar você concorda com a nossa política de uso de cookies.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade clicando no botão ao lado.