PEQ premio faperjJuliana Gil Melgaço, pesquisadora do Laboratório de Tecnologia Imunológica (Latim/VDTEC) de Bio-Manguinhos, teve seu projeto de pesquisa, intitulado “Aplicação e desenvolvimento do anticorpo antiCLEC5A como alvo terapêutico para processos inflamatórios desencadeados por doenças virais”, aprovado para a bolsa Jovem Cientista do Nosso Estado (JCNE). O programa se destina a apoiar, através de concorrência, projetos coordenados por pesquisadores de reconhecida liderança em sua área, com vínculo empregatício ou funcional em instituições de ensino e pesquisa sediadas no estado do Rio de Janeiro. Foram concedidas 148 bolsas, representando um investimento na pesquisa fluminense de cerca de R$ 37 milhões, reunindo os editais JCNE e Cientista do Nosso Estado (CNE).

Segundo Juliana, o projeto aprovado visa aplicar e desenvolver um anticorpo (anti-CLEC5A) para utilização como alvo terapêutico no tratamento de doenças inflamatórias causadas por vírus reemergentes, como Covid-19 e/ou Varíola Símia. Para a pesquisadora, a aprovação nesse programa representa a valorização do trabalho em equipe que vem sendo desenvolvido no Latim. “Essa valorização profissional, em âmbito regional e nacional, mostra que as equipes brasileiras têm capacidade interna para o desenvolvimento tecnológico. E nos permite fortalecer a saúde pública, como vem sendo realizado nos últimos anos”, enfatizou.

A Fiocruz ficou entre as cinco primeiras instituições contempladas de um total de 35. As propostas selecionadas receberão recursos mensais por até 36 meses, visando prover apoio para o desenvolvimento de seus projetos de pesquisa.

Jornalista: Juliana Xavier
Imagem: Bernardo Portella

 

Alerta de cookies

Este site armazena dados temporariamente para melhorar a experiência de navegação de seus usuários. Ao continuar você concorda com a nossa política de uso de cookies.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade clicando no botão ao lado.