PEQ simposio laeanNos dias 29 e 30 de novembro, Bio-Manguinhos realizou seu I Simpósio de Gestão, Qualidade e Reprodutibilidade em Ensaios Pré-clínicos. O evento surgiu da iniciativa do Laboratório de Experimentação Animal (Laean) e contou com o apoio dos conselhos federal e regional de medicina veterinária, além de receber grandes nomes da área.

A mesa de abertura reuniu Romulo Spinelli, do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV), Murilo Vieira, da Sociedade Brasileira de Animais de Laboratório (SBAL), Sotiris Misailidis, vice-diretor de Desenvolvimento Tecnológico de Bio-Manguinhos, Rosane Cuber, vice-diretora de Qualidade de Bio-Manguinhos, e Rodrigo Muller, gerente do Laboratório de Experimentação Animal (Laean) e idealizador do evento.

Rosane Cuber fez questão de destacar a importância dos laboratórios de experimentação animal na cadeia produtiva de imunológicos e, em consequência, da realização de eventos do tipo. “A gente sabe como é importante para o nosso ecossistema de inovação podermos contar com estudos pré-clínicos bem feitos, com reprodutibilidade, pois são esses estudos que depois nos dão base e a garantia de poder registrar nossos produtos na Anvisa. Todo desenvolvimento passa por estudos pré-clínicos, então é de grande importância que eventos como este discutam gestão, qualidade e reprodutibilidade sem esquecer da questão ética”, frisou.

Sotiris Misailidis destacou o orgulho de poder contar com um laboratório de referência em sua área de atuação. “Todo o desenvolvimento de imunizantes e outros medicamentos passa pelos estudos realizados nos laboratórios de experimentação animal, e temos muito orgulho de termos um laboratório que desenvolve estes estudos com tanta qualidade para atender as demandas do desenvolvimento”, pontuou.

O objetivo do simpósio foi capacitar e qualificar profissionais para atuar na ciência de animais de laboratório; sensibilizar sobre a importância da gestão eficiente de pessoas e recursos para o alcance da qualidade e reprodutibilidade; gerar conhecimento e disseminar a ciência de animais de laboratório com qualidade e eficiência e, principalmente, integrar responsáveis técnicos pesquisadores, profissionais da área, alunos e parceiros.

Entre alguns dos temas abordados durante os dois dias de evento estiveram a importância da gestão de instalações experimentais de animais de laboratório, bem como do controle sanitário e de qualidade a fim de garantir a reprodutibilidade e confiabilidade dos resultados gerados, além de biossegurança e outros fatores que podem influenciar estes resultados.

O simpósio contou ainda com a presença de importantes nomes da área da medicina veterinária de laboratório e experimentação, como Monica Pinto, do Instituto de Ciência e Tecnologia em Biomodelos (ICTB), e José Mauro Granjeiro, do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), além de Lilian Calò, do Centro de Informações em Ciências da Saúde da América Latina-Caribe da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS).

“Com esse evento pudemos colocar a ciência de animais de laboratório em outro patamar, discutindo sobre temas que enriquecem e qualificam estes laboratórios tão importantes para o desenvolvimento da ciência como um todo”, analisou Rodrigo Muller.

Veja como foi o evento clicando aqui.

 

Jornalista: Thais Christ
Imagem: Bernardo Portella

 

Alerta de cookies

Este site armazena dados temporariamente para melhorar a experiência de navegação de seus usuários. Ao continuar você concorda com a nossa política de uso de cookies.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade clicando no botão ao lado.