PEQ campanha polioO Ministério da Saúde lançou, no dia 1º de novembro, um novo plano com o objetivo de organizar o trabalho da União, dos estados e dos municípios no combate à poliomielite. Entre as ações prioritárias está o fortalecimento da vigilância epidemiológica e da vacinação.

A coordenadora da Assessoria Clínica de Bio-Manguinhos/Fiocruz, Maria de Lourdes Maia, que também é coordenadora do Projeto de Reconquista das Altas Coberturas Vacinais, foi convidada a participar da cerimônia conduzida pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.

O Brasil está livre da poliomielite há 32 anos, mas a forte queda da cobertura vacinal desde 2015 preocupa. A representante da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) no Brasil, Socorro Gross, reafirmou que o risco de retorno da poliomielite é real nas Américas.

O Plano Nacional de Resposta a Evento de Detecção de Poliovírus e Surto de Poliomielite pretende estabelecer uma resposta coordenada, diretrizes e cronogramas para o fluxo de notificação, investigação e avaliação dos casos. Nos dias 17 e 18/11, o plano deve ser discutido com os estados. A capacitação de profissionais está marcada para o primeiro semestre de 2023.

Estavam presentes, ainda, representantes do Ministério da Educação, Ministério de Estado da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e Rotary Club.

 

Jornalista: Gabriella Ponte
Imagem: Ministério da Saúde

 

Alerta de cookies

Este site armazena dados temporariamente para melhorar a experiência de navegação de seus usuários. Ao continuar você concorda com a nossa política de uso de cookies.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade clicando no botão ao lado.