PEQ Biotecnologia shutterstockNo último dia 29 de setembro a diretoria de Bio marcou presença em dois importantes webinários internacionais. O vice-diretor de Desenvolvimento Tecnológico, Sotiris Misailidis, participou de um fórum com a Academia Chinesa de Ciências (CAS), encontro articulado pelo Centro de Relações Internacionais em Saúde da Fiocruz. O projeto prevê uma série de quatro webinários conjuntos sobre doenças infecciosas.

A edição do dia 29 teve como tema “tecnologia” e reuniu pesquisadores brasileiros e chineses para tratar de temas como tecnologias de vacinas, iniciativas para terapias avançadas; propriedades farmacêuticas e biodisponibilidade de fitofarmacos usando nanoestruturas, plataformas tecnológicas para o desenvolvimento farmacológico, como a impressão 3D, entre outros, e o uso de sequenciamento NGS para vigilância epidemiológica e prevenção de futuras epidemias.

A abertura foi realizada pelo vice-presidente de Produção e Inovação em Saúde de Fiocruz, Marco Krieger, e pelo vice-diretor geral do escritório de Cooperação Internacional da CAS, Zhenyu Wang. Sotiris Missailidis iniciou as apresentações falando sobre desenvolvimento de vacinas e produtos biológicos na Fiocruz, contemplando abordagens tradicionais e novas tecnologias. O fórum também contou com a participação dos pesquisadores Martín Bonamino, Cristiane Mota, Carlos Morel e Thiago Moreno.

“Estes encontros são sempre uma oportunidade de realizarmos o intercâmbio de conhecimentos entre os países, além de abrir portas para possíveis colaborações em projetos futuros dos Institutos”, afirma Sotiris.

Já a vice-diretora de Qualidade de Bio, Rosane Cuber, participou como palestrante do webinário "Fase Dois da 'Diplomacia da Vacina': Expandindo as Capacidades Globais de Produção de Vacinas" (em tradução livre), organizado pelo programa para a América Latina do Woodrow Wilson International Center for Scholars, uma organização de pesquisa apartidária em Washington, Estados Unidos.

O encontrou abordou os esforços globais para melhorar o desenvolvimento e a capacidade de produção de vacinas da América Latina, destacando os pontos fortes da região neste importante setor da saúde, além de analisar as lições aprendidas durante a pandemia. Também participaram do webinário o Vice-Presidente de Engajamento Governamental da Moderna, John Lepore; o diretor de Gestão de Compras e Suprimentos da Organização Pan-Americana da Saúde, Daniel Rodriguez; e o parlamentar e ex-ministro alemão da Saúde Jens Spahn.

“Esse encontro foi muito importante para reforçar o posicionamento de Bio-Manguinhos como Instituto com capacidade produtiva para atender não só ao Brasil, mas também algumas demandas da América Latina. E também para pontuar gaps na cadeia de suprimentos de insumos para a produção de vacinas e alguns gaps regulatórios em países da América Latina, que impactam na rapidez de registros de novas vacinas e demonstram a necessidade de reforço das Agências Nacionais dos países Latino Americanos”, pontua Rosane.


Jornalista: Thais Christ
Imagem: Shutterstock

 

Alerta de cookies

Este site armazena dados temporariamente para melhorar a experiência de navegação de seus usuários. Ao continuar você concorda com a nossa política de uso de cookies.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade clicando no botão ao lado.