Entre julho de 2021 e 4 de junho de 2022, foram notificadas 1.267 epizootias suspeitas de Febre Amarela no Brasil, das quais 26 foram confirmadas por critério laboratorial. No mesmo período, foram notificados 576 casos humanos suspeitos de Febre Amarela, dos quais cinco foram confirmados.

Os dados estão descritos no Boletim Epidemiológico 22 - Volume 53, divulgado pela Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (SVS/MS) no último dia 10.

Em 2022, as epizootias foram laboratorialmente confirmadas nos meses de janeiro, fevereiro e março; e os casos em seres humanos em março.

De acordo com o Boletim,

"a transmissão do vírus entre PNH (primatas não-humanos) foi registrada no Pará, Minas Gerais, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, sinalizando a circulação ativa do vírus nesses estados e o aumento do risco de transmissão às populações humanas durante o período sazonal. Os casos humanos confirmados tiveram local provável de infecção (LPI) no Pará (Afuá e Oeiras do Pará) e em Tocantins (São Salvador do Tocantins e Gurupi)".

O documento atesta ainda que os cinco casos eram do sexo masculino, com idades entre 20 e 29 anos, e "não vacinados ou com histórico vacinal ignorado, à exceção de um dos casos, vacinado em 2018 e diagnosticado por RT-PCR". Os cinco casos humanos tiveram registro de exposição em áreas silvestres e/ou de mata, e quatro dos cinco casos evoluíram a óbito.

 

Jornalista: Paulo Schueler. Imagem: Bernardo Portella.

 

Alerta de cookies

Este site armazena dados temporariamente para melhorar a experiência de navegação de seus usuários. Ao continuar você concorda com a nossa política de uso de cookies.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade clicando no botão ao lado.