5 fiocruz bahia portal

No último dia 6 de maio, o Dr. Akira Homma foi o palestrante da Sessão Científica promovida mensalmente pelo Instituto Gonçalo Moniz (Fiocruz Bahia). O tema foi o projeto Pela Reconquista das Altas Coberturas Vacinais, projeto de Bio-Manguinhos em parceria com o Ministério da Saúde e a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) do qual o pesquisador é um dos coordenadores. 

Akira iniciou sua apresentação falando sobre a importância de conseguir e manter as altas taxas de cobertura vacinal para a manutenção da eliminação de doenças imunopreveníveis. A Organização Mundial da Saúde (OMS), compara os benefícios conferidos pelas vacinas & vacinações comparáveis aos oferecidos pela água potável,  proporcionando a melhoria da da qualidade de saúde e do aumento da expectativa de vida da população.

"Segundo a OMS entre 2010 e 2018, 23 milhões de mortes foram evitadas por vacinas e vacinações e a cada ano três milhões são salvos pelo binômio vacinas e vacinações. Portanto a prevenção de doenças imunopreveníveis por vacinas e vacinações presenta um enorme custo-benefício", afirmou Akira.

O pesquisador fez uma breve análise do atual cenário das coberturas vacinais no Brasil, demonstrando que das 19 vacinas oferecidas pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), todas estão com as taxas de cobertura vacinal abaixo do preconizado pela OMS, um cenário que preocupa pelo risco de ressurgimento de doenças já erradicadas do país, como o sarampo que está presente em várias regiões do país,  a poliomielite  e outras doenças imunopreveníveis.

"A cobertura vacinal nunca esteve tão baixa. Foi de 97% em 2012 para 67% em 2021. Para algumas vacinas, essa queda vem já há cinco, seis anos. Mas a pandemia da Covid-19, acentuou essa baixa. Precisamos então trabalhar essa questão, buscando estratégias alternativas às utilizadas atualmente ", explicou, reiterando que este é um cenário que preocupa não somente o Brasil, mas todo o mundo. "Em 2019 a OMS considerou as baixas coberturas vacinais como um dos dez maiores problemas de saúde pública do mundo", destacou.

Para reverter este cenário no país, Bio-Manguinhos está trabalhando junto com os municipios e as Unidades Básicas de Saúde, em conjunto com o PNI, em um grande projeto que busca analisar e compreender as causas para a queda nas taxas de coberturas vacinais a fim de buscar a reconquista das altas coberturas vacinais.  Um trabalho de integração das atividades do PNI e da Atenção Primária de Saúde a nível federal, estadual e municipal.

O projeto visa trabalhar desde a identificação das possíveis causas para a queda das taxas de cobertura vacinal em todo o país, passando pela organização dos dados de vigilância epidemiológica e criação de uma grande rede de solidariedade com instituições, organizações sociais, associações comunitárias e poder público até a sensibilização da população em torno da reconquista das altas coberturas vacinais.

"Existem inúmeros trabalhos publicados por cientistas de renome, reuniões sobre as baixas coberturas vacinais e várias sociedades específicas tratando desse assunto, mas nós estamos vendo que somente alertar não tem mudado a situação das baixas coberturas vacinais", destacou Akira. "Só vamos conseguir isso quando toda a sociedade brasileira estiver convencida de que isso é importante e de que precisamos trabalhar pela reconquista das altas coberturas vacinais junto com os verdadeiros protagonistas da vacinação que estão na ponta do sistema", afirmou.

Você pode acompanhar toda a apresentação do Dr. Akira Homma e do Projeto de Reconquista das Altas Coberturas Vacinais clicando aqui.

 

Jornalista: Thais Christ
Imagem: Reprodução

 

Alerta de cookies

Este site armazena dados temporariamente para melhorar a experiência de navegação de seus usuários. Ao continuar você concorda com a nossa política de uso de cookies.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade clicando no botão ao lado.