"Em busca de uma vida longa e bem vivida". Este é o tema de 2022 da Semana Mundial da Imunização, celebrada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) sempre na última semana de abril, e cujo objetivo é destacar a ação coletiva necessária para a promoção do uso de vacinas para proteger pessoas, de todas as idades, contra as doenças infectocontagiosas.

"A OMS trabalha com países de todo o mundo para aumentar a conscientização sobre o valor das vacinas e da imunização e garante que os governos obtenham a orientação e o apoio técnico necessários para implementar programas de imunização de alta qualidade. O objetivo final da Semana Mundial de Imunização é que mais pessoas – e suas comunidades – sejam protegidas de doenças evitáveis ​​por vacina", ressalta a Organização.

Atualmente há vacinas para prevenir mais de 20 doenças que ameaçam a vida. A imunização previne 2 a 3 milhões de mortes por ano. Vacinas são fundamentais não apenas para a prevenção e o controle de surtos de doenças infecciosas, mas também uma ferramenta vital na batalha contra a resistência antimicrobiana, ressalta a OMS.

"No entanto, apesar do tremendo progresso, muitas pessoas em todo o mundo – incluindo quase 20 milhões de bebês a cada ano – têm acesso insuficiente às vacinas. Em alguns países, o progresso estagnou ou mesmo reverteu e existe um risco real de que a complacência prejudique as conquistas passadas", alerta a OMS.

 

Jornalista: Paulo Schueler. Imagem: Freepik.

 

Alerta de cookies

Este site armazena dados temporariamente para melhorar a experiência de navegação de seus usuários. Ao continuar você concorda com a nossa política de uso de cookies.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade clicando no botão ao lado.