ebook covidO Observatório COVID-19 Fiocruz e a Editora Fiocruz lançaram, no final de janeiro, mais um documento que reúne um compilado de análises, experiências e reflexões para tempos tão desafiadores: o e-book “COVID-19: desafios para a organização e repercussões nos sistemas e serviços de saúde”.

Colaboradoras de Bio-Manguinhos participaram da produção deste material. Maria de Lourdes Maia, Jaqueline Figueira, Patricia Mouta e Letícia Kegele, da Assessoria Clínica (Asclin) e a assessora da diretoria, Beatriz Fialho, redigiram o item 16 “COVID-19: revendo processos para uma campanha de vacinação”. A médica ginecologista Márcia Leite, do Ministério da Saúde, também participou da confecção do texto.

As autoras explicam que a atual campanha “é uma ação de caráter coletivo que visa promover a saúde e o acesso equitativo às vacinas seguras e eficazes contra a COVID-19, fortalecendo a imunização de rotina e levando à interiorização de técnicas, de tecnologias e da atenção primária”.

Elas descrevem que este foi um grande desafio para o Programa Nacional de Imunizações, pois, “até março de 2021, não havia ainda ampla disponibilidade da vacina em vários países, inclusive no Brasil, e o objetivo principal da vacinação passou a ser a redução da morbimortalidade, mediante acesso sustentável às vacinas. Outros aspectos foram considerados: campanha com vacinas diversas requerendo duas doses com intervalos diferenciados e necessidade de comunicação clara e acessível com toda a população, isto é, contemplando diferentes grupos”.

Os estudos clínicos das vacinas desenvolvidas aconteceram de forma simultânea, o que acelerou o processo. “Tal estratégia tornou possível o desenvolvimento de vacinas em tempo recorde, com a primeira vacina, da Pfizer/BioNTech, tendo sido autorizada para uso emergencial menos de um ano após o início da pandemia, seguida pelas vacinas da Moderna e da Oxford/AstraZeneca”, descreve o texto. Outro fator importante foi a excepcionalidade para autorização de uso emergencial pelas principais agências reguladoras internacionais, incluindo a Anvisa, e pela OMS.

A coordenadora da Asclin, Maria de Lourdes Maia, destacou a importância do papel da Fiocruz, por meio do Observatório e da editora-Fiocruz, com o material agora disponibilizado. “Ao que nos coube, chamaria a atenção para a história exitosa vivida neste país com as campanhas/ rotinas de vacinação. Foi fazendo parcerias, criando redes e entendendo que a sociedade deveria incorporar as ações de imunizações como um bem comum, que êxitos foram alcançados. Acredito que num momento tão desafiante em que vivemos, estas lições, experiências vividas e aqui retratadas pelas autoras podem contribuir como um aprendizado”.

Organizado por Margareth Crisóstomo Portela, Lenice Gnocchi da Costa Reis e Sheyla Maria Lemos Lima, pesquisadoras da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz), o volume é o quarto da série Informação para Ação na COVID-19, uma parceria entre o Observatório e a Editora Fiocruz. O livro segue a ideia central da iniciativa encabeçada pelo Observatório: reunir o conjunto de respostas, pesquisas e ações técnicas produzidas pela Fiocruz durante a pandemia, mapeando a evolução do vírus no país e as ações de enfrentamento. O livro digital está disponível para download gratuito na plataforma SciELO Livros.

 

Jornalista: Gabriella Ponte com informações da Editora Fiocruz. Imagem: Bernardo Portella.

 

Alerta de cookies

Este site armazena dados temporariamente para melhorar a experiência de navegação de seus usuários. Ao continuar você concorda com a nossa política de uso de cookies.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade clicando no botão ao lado.