Bio-Manguinhos, através de sua Assessoria Clínica, está promovendo o projeto "Guias rápidos em Eventos Adversos Graves Pós-Vacinação", com o objetivo de orientar profissionais da saúde a respeito do rápido diagnóstico de eventos adversos graves pós-vacinais. O trabalho conta com o uma série de cinco vídeos, divulgados para o público especializado, e com encontros regionais com os profissionais, para esclarecimento de dúvidas. Durante os encontros, assessores clínicos do Instituto e demais especialistas abordam diferentes temas, de acordo com as dúvidas que forem apresentadas pelos participantes.

Três reuniões online já foram realizadas: no dia 24 de novembro, para médicos e enfermeiros das regiões Norte e Nordeste; em 1º de dezembro, para o público do Centro-Oeste; e nesta quarta-feira 8 de dezembro, com profissionais do Sul e Sudeste.

A proposta do projeto é que os encontros sirvam como complementação do material audiovisual previamente acessado pelos profissionais. A série de vídeos produzida por Bio-Manguinhos se deu em formato de guias rápidos, objetivando auxiliar no diagnóstico e tratamento precoces de eventos adversos (EAPV) graves, que podem ocorrer após a vacinação, tendo relação causal ou não com o imunizante. Tais episódios ocorrem em menos de 0,01% das pessoas vacinadas.

A abertura do material se dá com a explanação da coordenadora da Assessoria Clínica do Instituto, Maria de Lourdes Maia, que apresenta o projeto e destaca que seu objetivo é capilarizar o conhecimento sobre os EAPV’s graves, levando informações importantes e seguras para os profissionais da saúde. O projeto prevê que, após as aulas virtuais, médicos e enfermeiros possam conhecer as características dos eventos adversos graves pós-vacinação, saber quando suspeitar e como conduzir o tratamento.

O primeiro vídeo é conduzido pela médica da área de Farmacovigilância da Assessoria Clínica de Bio-Manguinhos, Patrícia Mouta, e fala sobre a segurança das vacinas COVID-19. O segundo conta com a participação da médica hematologista do Instituto Nacional de Infectologia/Fiocruz, Daniela Palheiro, que aborda a Síndrome de Trombose com Trombocitopenia como evento adverso pós-vacina COVID-19.

O neurologista pediátrico membro do Comitê de Farmacovigilância e Eventos Adversos Pós-Vacinação do Ministério da Saúde, Alexandre Fernandes, fala sobre eventos neurológicos pós-vacinação em diferentes imunizantes no terceiro. O quarto vídeo tem como tema Miocardites pós-vacinação, identificada após o uso de diferentes imunizantes, com a médica infectologista e professora titular da Universidade Federal da Bahia, Jacy Andrade. E por último, no quinto vídeo, o médico infectologista e consultor técnico do Programa Nacional de Imunizações (PNI), Vitor Bertollo, fala sobre as principais situações que contraindicam a vacinação contra COVID-19, abordando casos onde há a necessidade de intercambiar para outra plataforma vacinal e apresentando orientações para grupos específicos, como por exemplo gestantes e lactantes.

O processo de disseminação do conhecimento do projeto terá continuidade dentro dos estados, através da participação das coordenações estaduais de imunizações, para estimular as demais sociedades médicas.

 

Jornalista: Fernanda Alves. Imagem: Freepik

 

Alerta de cookies

Este site armazena dados temporariamente para melhorar a experiência de navegação de seus usuários. Ao continuar você concorda com a nossa política de uso de cookies.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade clicando no botão ao lado.