desafios ciencia inovacaoA emergência de novos temas estratégicos nas ciências biomédicas, humanas e sociais; o impacto da ciência e da inovação na sociedade; e a transversalidade como uma nova forma de produção do conhecimento científico, com vistas a uma visão menos fragmentada da realidade foram alguns dos pontos abordados no seminário Desafios da Ciência e da Inovação e a Fiocruz do Futuro, que teve como conferencistas a vice-presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Helena Nader; e o presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (Anpocs), André Botelho.

O seminário, realizado em 10 de novembro, foi o último de quatro eventos preparatórios do IX Congresso Interno da Fundação Oswaldo Cruz. Participaram como debatedores o pesquisador titular do Instituto Gonçalo Moniz (IGM/FIOCRUZ-Bahia), Manoel Barral; e a pesquisadora titular do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), Patricia Bozza. A mediação foi do coordenador do Centro de Estudos Estratégicos Antonio Ivo de Carvalho (CEE-Fiocruz), Carlos Gadelha.

“Os seminários e o rico debate com a comunidade da Fiocruz mostram que é possível uma mudança de paradigma no qual os direitos sociais e o cuidado com o planeta em que vivemos são as novas energias para mobilizar nossas ações e um novo projeto nacional e institucional de desenvolvimento" ressalta Carlos Gadelha”, à frente da organização dos seminários preparatórios e da produção de sumários sobre os pontos fundamentais de cada uma das discussões. Os sumários servirão de suporte para o documento de referência do IX Congresso Interno, cuja plenária se realizará nos dias 8, 9 e 10 de dezembro de 2021.

 

 

Assista ao Seminário

 

Fonte: Centro de Estudos Estratégicos da Fiocruz. Imagem: Freepik.

 

 

Alerta de cookies

Este site armazena dados temporariamente para melhorar a experiência de navegação de seus usuários. Ao continuar você concorda com a nossa política de uso de cookies.

Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade clicando no botão ao lado.